top of page

Você prefere ter uma mente blindada ou imune?

O tempo todo a nossa mente está em busca de sensações cada vez mais agradáveis. Se recebemos um elogio, queremos mais!

O quão forte sua mente está?

Se a foto ganhou 3 curtidas a nossa mente irá pedir 30, 300 ou quem sabe até 3 milhões! Se somos rejeitados ou se aconteceu alguma coisa que não gostamos a mente grita e repele.


Se algo fugiu do esperado o mundo desaba e nos frustramos. Sentimos aversão àquele sentimento e a todas as sensações no corpo que acompanham um dissabor da vida. Buscamos desesperadamente uma forma de nos blindarmos do fracasso, do medo, da rejeição, da incerteza e até da nossa própria sombra.


Nunca paramos para pensar em quão frágil é essa armadura psíquica. Essa carapaça mental que criamos mal consegue resistir aos primeiros golpes da realidade nua e crua. É tudo uma grande ilusão que insistimos em criar, algo que só existe em nossa mente, mas que no final só nos deixa menos flexíveis mais desanimados, menos ativos, mais medrosos, menos criativos e mais inseguros…


Uma outra visão de mundo para fortalecer nossa caminhada

E se ao invés de buscar “blindar a mente” descobríssemos que existe uma forma de torná-la imune? E se ao invés de correr do sofrimento nós buscássemos entendê-lo? Se cada tropeço fosse uma oportunidade única de aprendizado? Se o fim de um relacionamento fosse o momento de reavaliar como você poderia melhorar como casal e não um momento de tentar colocar defeitos na outra pessoa para tentar justificar para si mesmo que a culpa não foi sua também?


Será que é tão difícil agradecer ao caminho, aos percalços, aos dissabores, aos tropeços e ver que em TODAS as situações existem lições a serem aprendidas?


Se hoje em sua vida não há nada para agradecer ou nada do que você se orgulhe de ter conquistado isso deve soar um alerta em sua mente.

Algo precisa ser feito, talvez a vida esteja sendo levada de qualquer maneira, sem foco, sem objetivos maiores do que simplesmente trabalhar para realizar o sonho dos outros, comer e dormir.


O risco de viver pelo sonho dos outros

O que você fez com seus próprios sonhos? Onde foi que os escondeu?Será que vale a pena viver uma vida morna simplesmente por medo? Medo de não dar certo, medo do que irão falar, medo de arriscar, medo de questionar, medo de se destacar e ser alvo daqueles que momentaneamente estão no controle, medo de buscar seus sonhos e ter que deixar coisas, amizades e lugares para trás por que já não lhe preenchem a alma?


Qualquer pessoa pode passar por momentos de raiva ou angústia, ansiedade ou depressão, ódio e paixão, dor e prazer, mas há uma tendência natural de se buscar proteção quando nos expomos a um desconforto. Há também uma adaptação, uma mudança com potencial para nos levar mais longe, alcançar níveis de felicidade e amor ainda não experimentados. Eu sei que não é fácil, dói e pode ser muito desconfortável.


Quem nunca trancou o coração dentro de uma armadura com medo de amar e sofrer de novo?

Hoje amo como nunca amei, mas precisei trabalhar duro para não deixar minha mente controlar o rumo da minha vida. A mente é um instrumento útil e necessário, mas é apenas o veículo e nós somos os condutores.


As mudanças fazem parte da vida

Fracasso, frustrações e perdas são coisas da vida e, por mais que o termo "mente blindada" pareça nos dar alguma segurança, no fundo ele isola, separa e afasta do contato com os outros seres.


É justamente durante essa interação que mais podemos evoluir.


É durante uma situação estressante que treinamos a calma e a paciência. É mais fácil ser tolerante em um templo no Himalaia do que conviver com mentes e gostos tão diferentes dos nossos.


Uma mente imune a pancadas e críticas tem flexibilidade e “anticorpos" para abordar dúvidas, o medo e até a preguiça. Tem força o suficiente para matar o cansaço, combater a ignorância e buscar sabedoria.


Esclarecimentos para não usar esse conhecimento de forma errada

Não confunda estar imune com excesso de exposição. Ame sua família e amigos, mas escolha com quem você passa mais tempo. Uma mente "blindada" talvez lhe isole do mundo e o faça esquecer a compaixão. Já uma mente imune tem coragem de dizer o que precisa ser dito sem ofender. Sabe ocupar seu lugar no mundo sem implorar por aceitação.

Ter compaixão não tem nada a ver com aceitar tudo e engolir o lixo verbal-mental-emocional que depositam em você.


Dizer não é também um ato de compaixão, pois permite que a pessoa viciada em fofocas, negatividade e maus pensamentos possa perceber o quanto ela é inconveniente e quem sabe fazer um favor a si própria para melhorar da condição em que está.


Vantagens de ter uma mente imune

Quem tem a mente imune sabe dizer não, reconhece as reais necessidades da vida e o que é mais importante. Quem não tem prioridades se perde no “mar de informações cotidianas”… Enquanto isso o tempo passa e o sonho não realizado “rola para cima” como no feed do Instagram. É o sonho que surge para ser esquecido em questão de minutos, junto com milhares de outros sonhos deixados de lado para "deixar tudo como está e ver como que fica”.


Conclusão

Antes de finalizar essa reflexão, devo lembrar que se agarrar na zona de conforto, morna e pacata, ou ficar atolado naquele falso caminho do meio que não decide o que quer da vida é a melhor forma de jogar seus sonhos no lixo.


A má notícia é que se você não fizer nada a respeito a tendência é ficar tudo como está ou pior. A boa notícia é que você pode mudar essa situação agora mesmo, assim que terminar esse vídeo.


Ahh e só um lembrete, não é por que você começou a buscar seus sonhos que eles tem a obrigação de surgir do nada em sua frente ou cair no seu colo, ok? Trabalhe com paciência e com aplicação, como diz o meu professor Goenka. E certamente conseguirá.


Seja paciente, mas busque todos os dias um pouco mais, prepare o terreno e hidrate a semente diariamente. Quando menos esperar a árvore estará enorme e começará a dar os frutos que tanto sonhou.


Lembre-se que sucesso é treinável.


Contato



Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page