top of page

Garcínia: uma fruta, infinitas vantagens.

Aumente a felicidade, o humor e o prazer em sua vida com a Garcínia.


Prazer e alimentação

Se você me conhece sabe que frequentemente recomendo que nós só deveríamos comer quando estivéssemos com fome. Bato bastante nessa tecla, porque percebi com a experiência de consultório e da vida, que isso é o mais fisiológico e natural do funcionamento do nosso corpo.


Se fosse só isso, já seria bom! Seguiríamos a fisiologia natural do corpo e desfrutaríamos de uma saúde melhor, mas o simples fato de comermos com fome aumenta muito o nosso prazer durante atividade! Uma refeição simples, sem muito tempero, fica deliciosa quando temos apetite de verdade. Por isso vale a pena comer de forma menos frequente, com fome e com qualidade (escolhendo os melhores alimentos).


Entretanto, algumas pessoas buscam equivocadamente supressores do apetite na tentativa de emagrecer quando, na verdade, deveriam buscar dezenas de outras coisas mais importantes antes disso. Sabe por que os supressores de apetite quase não funcionam? Por que muitas pessoas já comem sem fome ou apetite algum!


Mudança de paradigma

A reeducação alimentar é o primeiro passo a ser dado: trocar aqueles alimentos cheios de sabores artificiais, defumados, corantes, aromatizantes, glutamato monossódico, açúcares de todos os tipos por alimentos naturais, frescos e integrais.


Sabemos que isso leva tempo, que é um trabalho multidisciplinar, que exige esforço diário em que recaídas são esperadas nesse trajeto, mas não podemos nos enganar de buscar mais uma pílula mágica entre tantas que já vem sendo prometidas há anos.


Foque em fazer o básico bem feito

Dito isso, se soubermos quais são as prioridades e as bases de um estilo de vida que busque um peso saudável (comer somente quando tem fome, alimentação saudável com ingredientes saudáveis, atividade física, qualidade de sono adequada e meditação) podemos então buscar algo a mais que ajude na direção que estamos caminhando.


Uma frutinha que tem se mostrado promissora nesse caminho é a #Garcínia. Estudos demonstraram que ela foi capaz de aumentar a produção de serotonina no córtex cerebral. Além disso, quando a garcínia é combinada com a planta Gymnema sylvestre o efeito é a diminuição do peso.


Não é apenas sobre perder peso

Emagrecimento, prazer, melhora do humor... acho que já está bom né? Não! Espere aí, que ainda tem mais: existe uma substância chamada de garcinol que possui efeito antiviral (algo bem desejável em tempos de pandemia).


A garcínia também possui capacidade de estimular a eritropoiese (formação das células vermelhas do sangue), evitar a formação de úlceras digestivas (além de aumentar a formação de muco no estômago), reduzir o processo inflamatório em colites e os danos no DNA dos colonócitos (células do cólon).


Diversos estudos fizeram testes com o princípio ativo isolado da casca de garcínia (ácido hidroxicítrico) e não encontraram os resultados benéficos esperados. Essa tendência científica de se isolar uma substância e testá-la está caindo em desuso, pois o que se descobriu é que existem diversos compostos presentes no alimento integral que interagem entre si e produzem um efeito que muitas vezes não ocorre quando o princípio ativo é isolado.


De acordo com esse raciocínio, poderíamos isolar a curcumina da Curcuma longa e deixar de lado os outros 300 princípios ativos já descobertos até o momento ou então procurar outras formas de preparo e associações alimentares que potencializem seus efeitos. Isolar substâncias representa um paradigma reducionista, enquanto associar substâncias em busca de sinergia é um paradigma integrativo. Veja esse post sobre a cúrcuma em que eu desvendo os segredos dessa planta medicinal fabulosa e explico melhor esse conceito.


Colocando em prática

Como então podemos integrar a garcínia como parte da nossa vida e colher os melhores benefícios? Simples: use-a como parte da alimentação, seja acrescentando no seu chá preferido ou como condimento no preparo de sopas, feijões ou lentilhas para conferir um sabor levemente ácido.


Não adicione outra cápsula para a sua vida, mas sim outro ingrediente saboroso para a sua estante de temperos com ervas e especiarias com efeitos magníficos para o seu bem-estar. Eu e a nutricionista Julia Correia (@juliacorreiajc) chamamos esse “espaço” especial de Herbal Closet, que pode ser ao lado fogão, uma caixa diferenciada, uma estante do armário da cozinha, enfim onde achar mais conveniente para estar sempre a mão para cozinhar e fazer parte do seu #estilodevidasaudável.


Comece hoje mesmo e mostre me quem é a beldade de poder, vulgo erva ou especiaria, que faz parte da sua vida dentro do seu #herbalcloset .


Começe com esses 5 temperos essenciais:



Contato

Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page