top of page

Qual a diferença entre Cominho Negro, Nigella e Cominho comum?

Quem é quem na foto abaixo?

Talvez o mais fácil seja o Cominho comum (especiaria do meio), mas e os outros 2 quem são? No post de hoje vamos falar sobre as diferenças entre Black Cumin (bitter cumin, black jeera, kala jeera, cominho amargo, cominho negro), Black seed (Nigela/Kalonji) e Cominho (jeera, cominho branco ou cominho comum).


É muito comum ver pessoas confundindo o nome de especiarias, mas equivocar-se nessa hora pode custar a sua receita!


Me lembro quando visitei um mercado de produtos indianos em Montreal e comprei uma especiaria chamada kalijiri. Na embalagem também vinha escrito o nome Cominho Negro/cumin noir.


"Hummm, cominho negro? Vou colocar no feijão!" Pensei...

Não sei você, mas estou acostumado a colocar 1 colher de sopa de cominho na receita de feijão. O resultado desse experimento foi uma receita de feijão amargo! É claro que o cominho comum tem um leve sabor amargo, mas nada comparado ao sabor do Cominho Negro... Veja a foto do Cominho Negro, Kali jeeri ou kalijiri (Centratherum Anthelminticum):


Algumas vezes, uma outra especiaria também recebe o nome de Black Cumin (Bonium ou Carum bulbocastanum), da família Apiaceae também chamado de Kala Jeera ou Krishna Jeerak ou em sânscrito Kashmirajiraka (Cominho da Caxemira) e pode ser confundido com Kali jeeri ou kalijiri (Centratherum Anthelminticum) da família Asteraceae. Veja agora a foto do Kashmirajiraka:

Repare como cominho da Caxemira (Kashmirajiraka) é mais delgado e curvo do que o kalijiri.


Ambas recebem o nome popular de cominho negro, são parecidas e apresentam benefícios para as doenças abdominais, mas quando se trata de doenças de pele, segundo o Ayurveda, o Kalijiri é superior, sendo capaz de reduzir úlceras, eczemas, psoríase, leucodermia, irritação e prurido.


Nos textos do Ayurveda o Kalijiri pode vir escrito com os nomes Aryana Jeerak, Vana Jeerak ou Tikta Jeerak.


Kalijiri (Centratherum Anthelminticum) faz parte do Trio Emagrecedor (útil para pessoas Obesas com desequilíbrio de Kapha e Vata) ao ser combinado com Methi / fenogrego (Trigonella foenum-graecum) e Ajwain / ajowan (Trachyspermum ammi). Veja abaixo a foto do trio para você reconhecê-los também:

Essa combinação melhora o poder digestivo e evita a formação de #Ama. Além disso, pode ser útil no tratamento de hiperglicemia pós-prandial. Não sabe o que é Ama? Assista esse vídeo onde explico um pouco mais sobre esse conceito.


A fórmula anti-obesidade para pessoas com desequilíbrio de Kapha e Vata que citei acima é feita com 1 parte de Kalijiri, 2 partes de Ajwain (Trachyspermum ammi) e 4 partes de Methi / fenogrego (Trigonella foenumgraecum) e usada, em geral, na dose de 3,5g, dividida em duas tomadas (duas vezes ao dia) com água morna, 1 a 2 h após as refeições.


Em alguns casos pode ser útil associar Arogyavardhini Vati ou Kutki 500mg duas vezes ao dia pra potencializar o efeito redutor de tecido gorduroso, mas cada caso deverá ser avaliado individualmente. Por isso, consultar um bom profissional é fundamental.


Agora você já conhece o Cominho Negro (Centratherum Anthelminticum), Ajwain (Trachyspermum ammi), Methi / fenogrego (Trigonella foenumgraecum). Vamos falar agora do mais Clássico e conhecido da galera! O Mestre dos feijões. Sim, cominho e feijões: parece que foram feitos um para o outro. O Cominho (Cuminum cyminum) combina com feijão carioca, feijão preto, feijão branco, feijão azuki, feijão moyashi, grão de bico, fava, feijão andu e qualquer outro feijão que você venha a conhecer em sua vida!


Afinal, todo mundo gosta de feijão, mas ninguém gosta de sentir gases não é mesmo? Por isso colocar cominho, louro, assa-fétida, cúrcuma, gengibre, folhas de curry ou de canela podem ajudar e muito a digestão desse alimento. Veja de perto o cominho com essa imagem:


Por fim, vamos falar da Nigela ou Kalonji (Nigella sativa), da família Ranunculaceae, uma semente bem escurinha que possui um sabor levemente adocicado e muito refrescante, mentolado e picante. Quando experimentei pela primeira vez me lembrei imediatamente do sabor e aroma do oregano, porém com um toque refrescante de menta! Veja a foto das sementes de Nigela/ Kalonji e sua flor MARAVILHOSA:

Pode ser que você encontre o Kalonji / Nigela com o nome de Onion seeds (sementes de cebola), ainda que não tenha nenhuma relação direta com a cebola (nem no sabor nem na Família Allium). Ainda que as sementes sejam visualmente quase idênticas, as sementes de cebola tem sabor e aroma adivinhe de quê? Cebola...


O importante é que agora você já conhece 3 especiarias com o nome popular de "cominho negro":


  1. Kalijiri (Centratherum Anthelminticum);

  2. Cominho da Caxemira / Kashmirajiraka (Bonium ou Carum bulbocastanum);

  3. Nigela ou Kalonji (Nigella sativa).


Não sei se isso acontece por preguiça ou falta de criatividade, mas chamar qualquer semente preta de "Cominho negro ou cominho preto" já não fará mais parte do nosso vocabulário, combinado? E por falar em sementes pretas, veja a diferença entre as sementes de Nigela e de Cebola:



O kalonji ou Nigella é uma semente famosa por suas propriedades medicinais, foi utilizada pelo famoso médico #Avicenna para o tratamento de dispneia (falta de ar). O mundo das especiarias não se restringe aos aromas, mas entra no território da tradição cultural de uma nação e na área da saúde e longevidade. Quando falamos do Kalonji/ Nigella devemos lembrar também que ela possui potencial para melhorar a atenção, cognição e a memória (leia o artigo aqui).


Uma forma interessante de se utilizar, além da culinária, a nigela é o seu óleo prensado a frio. Podemos pingar algumas 2-3 gotas nas narinas ou fazer uma massagem suave no couro cabeludo (o famoso procedimento Shiro Abhyanga do Ayurveda). Existe uma marca de óleo de Nigela prensado a frio que é orgânico, de ótima procedência e com um excelente custo benefício (Clique aqui para comprar):


Infelizmente, não conseguimos encontrar com facilidade no Brasil essas especiarias aromáticas tão maravilhosas. Você pode comprar a Nigella aqui. Infelizmente não consegui encontrar as sementes de Ajowain para comprar no Brasil, mas você pode sentir o aroma dela com esse óleo essencial de Ajowain. Já as sementes de Feno-grego eu prefiro combrar inteiras e triturar no liquidificador.


Não custa nada lembrar do bom e velho cominho que é fácil de encontrar para combrar, mas esse preço está excelente!


Quem sabe quando mais pessoas ficarem sabendo dos conhecimentos divulgados por esse blog o interesse cresça e comecemos a ver nos mercados e lojas on-line algumas dessas iguarias?


Se você gosta de ler nossos textos, assistir aos nossos vídeos do YouTube, lembre-se de compartilhar com as pessoas que também se interessam por isso em suas mídias sociais!


Se quiser saber mais sobre esse mundo das especiarias vai adorar nosso curso On-line onde ensinamos tanto a parte prática quanto teórica desse conhecimento:





Nosso contato é:

info@druah.com


Se quiser comprar o nosso livro de especiarias clique aqui.





* Os produtos sugeridos para compra foram criteriosamente selecionados pela equipe DRUAH. Quando você compra por meio de links nesse site, o mesmo pode ganhar comissão sem nenhum custo para você.

Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page