Os Subdoshas de Pitta: quais são e como equilibrar
No Ayurveda, cada dosha (Vata, Pitta, Kapha) se subdivide em cinco subdoshas, responsáveis por funções específicas no corpo e influenciando o funcionamento da mente. Esses subdoshas ajudam a compreender melhor como os doshas principais influenciam diferentes sistemas e processos do corpo. Vamos detalhar cada um e, ao longo do texto, responderemos às perguntas correspondentes, como "O que é um subdosha?", "Como saber quais são os subdoshas de Pitta?" e "Como equilibrar os subdoshas de Pitta?".
Se você ainda não faz ideia do que é Dosha, sugiro a leitura dessas postagens antes:
O que é um Subdosha?
Os subdoshas são ramificações (ou subdivisões) dos doshas principais. Enquanto Vata, Pitta e Kapha governam grandes áreas de influência no corpo, os subdoshas cuidam de funções mais específicas no corpo e na mente. Cada subdosha tem um papel particular na regulação de processos fisiológicos, emocionais e psicológicos.
Subdoshas de Pitta
Pitta regula o metabolismo e o calor do corpo. Seus cinco subdoshas são:
Pachaka Pitta
Pachaka Pitta: Governa a digestão e assimilação dos alimentos no estômago e intestino delgado. É o principal responsável pelo "fogo digestivo" (agni).
Como saber se meu Pachaka Pitta está equilibrado? Boa digestão, apetite adequado e ausência de acidez são sinais de equilíbrio. Para equilibrar Pachaka Pitta, alimentos frescos e preparados na hora (ou no dia) são os mais indicados.
E sempre que eu falo sobre comer alimentos frescos e preparados no dia, alguém fica muito revoltado e diz que não tem tempo para cozinhar todos os dias. Se esse for o seu caso, você tem duas opções:
1) Procurar algum restaurante saudável que prepare a comida fresca todos os dias e escolher quais alimentos são os mais saudáveis dentre as opções disponíveis.
2) A outra opção é comprar uma Panela elétrica Instant Pot. Essa opção é melhor pois a cuba é de inox. Já as panelas similares nacionais como essa da Eletrolux cuja cuba é de teflon podem ser uma opção para quem busca facilidade na hora de lavar. O melhor benefício das panelas elétricas é poder programar um tempo de cozimento e ela desligar sozinha. Você fica livre para fazer suas coisas e quando estiver pronto ela para de cozinhar, deixando levemente aquecido para quando você for comer.
Sintomas do excesso de Pachaka Pitta: Excesso de produção de fluidos digestivos (ácido clorídrico, bile), hiperacidez, úlceras, sangramento no sistema digestivo, icterícia, hepatite.
Plantas medicinais mais indicadas: Shatavari (em pó ou em cápsulas), bala, amalaki (em cápsula ou em pó), gel de aloe, genciana, bérberis, coentro em grão e alcaçuz. Dois procedimentos do Panchakarma são bem indicados nessa condição: Vamana e virechana.
Sobre Panchakarma sugiro a leitura dessas duas postagens:
Sintomas de deficiência de Pachaka Pitta: Falta de secreções digestivas, falta de apetite, incapacidade de digerir os alimentos, produção de ama, congestão e frio no estômago.
Plantas medicinais para a deficiência de Pachaka pitta: Gengibre, pimenta caiena, pimenta do reino, manjericão (cápsula ou rasurado), canela, cardamomo, Chitrak, Trikatu, ghee.
*Jejum também é uma excelente maneira de restaurar o Pachaka Pitta, melhorar a fome, a digestão e o apetite. Para saber mais sobre o jejum sugiro esse livro.
Ranjaka Pitta
Ranjaka Pitta: Controla a produção de sangue (hemoglobina) no fígado e baço. No Ayurveda se diz que Ranjaka Pitta é o responsável pela cor avermelhada do sangue.
O que acontece se Ranjaka Pitta estiver desequilibrado? Anemia, icterícia e problemas no fígado podem surgir. A dieta deve incluir alimentos que não sobrecarreguem o fígado, como vegetais frescos e amargos como abóbora d'água, abóbora zucchini, melão de são caetano e jurubeba.
Sintomas da Deficiência de Ranjaka Pitta: Falta de cor no sangue, sangue deficiente, palidez, desmaios, anemia, função imunológica fraca.
Plantas medicinais mais indicadas na deficiência de Ranjaka Pitta: Amalaki (em cápsula ou em pó), shatavari (em pó ou em cápsulas), chitrak, angélica / Dong Quai (em pó ou em cápsulas), açafrão da terra (em pó, na forma lipossomal ou extrato padronizado), sementes de gergelim, ghee.
Sintomas do Excesso de Ranjaka Pitta: Excesso de sangue e células sanguíneas (policitemia), condições sanguíneas tóxicas (sepse), furúnculos, hepatite, icterícia, fígado e baço "inchados", hemorragia interna.
Plantas medicinais e procedimentos mais indicadas no excesso de Ranjaka Pitta: Quebra pedras (Phyllanus), guduchi (em pó ou em cápsulas), bérberis, shallak, gel de aloe, brahmi (em pó ou em cápsulas), manjistha, Hidrastis, raiz de ruibarbo, coentro, virechana, raktamokshana e a fórmula stress care da Himalaya também é excelente.
Sadhaka Pitta
Sadhaka Pitta: Responsável pelas emoções, inteligência e clareza mental. Atua no coração e na substância cinzenta do cérebro.
Como equilibrar Sadhaka Pitta? Práticas de relaxamento e evitar o excesso de competitividade ou estresse emocional ajudam a equilibrar. Alimentos calmantes para o coração e para a mente, como ervas refrescantes, também são benéficos.
Sintomas da Deficiência de Sadhaka Pitta: Falta de acuidade mental, sonolência, devaneios, depressão, apego, medo, ansiedade, alucinações, mau julgamento e discriminação.
Plantas medicinais mais indicadas na deficiência de Sadhaka Pitta: Vacha, bala, haritaki (em pó ou em cápsulas), shankhapushpi (em pó ou em cápsulas), shilajit (na forma de resina pura Pure Himalayan ou em gotas das marcas Vivalifer e a Zenlifer tamebm em capsulas das marcas Divya Pharmacy (produto importado da Índia), Double wood Supplements e Earth elixir), eucalipto, hortelã-pimenta, sálvia, brahmi, ashwagandha (em pó ou em cápsulas).
Sintomas do Excesso de Sadhaka Pitta: Febre na cabeça, perturbação sensorial, raiva, irritabilidade, mau julgamento, natureza excessivamente crítica, insônia.
Plantas medicinais e procedimentos mais indicadas no excesso Sadhaka Pitta: Brahmi, mandukaparni (Centelha asiatica) (rasurado, em cápsulas ou em gotas), passiflora (folhas rasuradas ou em cápsula, ou estrato líquido), jatamamsi (em cápsulas, em pó ou na forma de óleo essencial para aromaterapia), hipérico (extrato ou cápsulas), kava kava, alcaçuz, ghee, shankapushpi (em pó ou em cápsulas), meditação e yoga.
Alochaka Pitta
Alochaka Pitta: Controla a visão e a percepção visual, atuando nos olhos.
Como saber se Alochaka Pitta está desequilibrado? Problemas de visão, irritação ocular e fadiga visual indicam desequilíbrio. Práticas de repouso ocular e consumir alimentos ricos em antioxidantes ajudam a restaurar o equilíbrio (veja as plantas medicinais abaixo).
Sintomas da Deficiência de Alochaka Pitta: Perda da acuidade visual, olhos lacrimejantes ou inchados, lacrimejamento frequente, congestão dos seios da face, alergias.
Plantas medicinais mais indicadas na deficiência de Alochaka Pitta: Canela, cálamo, eucalipto, bérberis, shilajit (na forma de resina pura Pure Himalayan ou em gotas das marcas Vivalifer e a Zenlifer tamebm em capsulas das marcas Divya Pharmacy (produto importado da Índia), Double wood Supplements e Earth elixir), sálvia, Amalaki (em cápsula ou em pó), haritaki (em pó ou em cápsulas).
Sintomas do Excesso de Alochaka Pitta: Olhos vermelhos ou ardentes, alergias, sensibilidade à luz ou luz solar, dores de cabeça, dores de ouvido.
Plantas medicinais mais indicadas no excesso de Alochaka Pitta: gel de aloe, crisantemo, camomila, sândalo, Triphala (em pó ou em cápsula), ghee (particularmente Triphala ghrita), calêndula, rosas.
Bhrajaka Pitta
Bhrajaka Pitta: Atua na pele e regula o calor e a cor da pele.
Como equilibrar Bhrajaka Pitta? Manter a pele hidratada e protegida do sol, além de consumir alimentos frescos e evitar comidas picantes, ajuda a equilibrar.
Sintomas da deficiência de Bhrajaka Pitta: Palidez, pele fria, má circulação periférica, coceira, cistos aquosos sob a pele, doenças fúngicas da pele.
Plantas medicinais mais indicadas na deficiência de Bhrajaka Pitta: Pimenta Caiena, gengibre, canela, folhas de louro, pippali (inteiro ou em pó), nirgundi (em pó ou na forma de óleo medicado no corpo), angelica (em pó ou em cápsulas) e swedana.
Sintomas do Excesso de Bhrajaka Pitta: Intolerância à luz solar, erupções cutâneas, vermelhidão da pele, sensação de queimação na pele, sangramento da pele, sangramento subcutâneo, artrite reumatóide.
Plantas medicinais mais indicadas no excesso de Bhrajaka Pitta: Gel de babosa, manjistha, tanchagem, raiz de urtiga, trevo vermelho, juá, folha de dente de leão, açafrão da terra (em pó, na forma lipossomal ou extrato padronizado), neem (em pó ou cápsula), guduchi (em pó ou em cápsulas), panchatikta ghrita
Conclusão
Os subdoshas são responsáveis por funções específicas do corpo e da mente, e manter seu equilíbrio é essencial para a saúde geral. Cada subdosha precisa de cuidados específicos, como dietas, práticas e hábitos que ajudem a restaurar o equilíbrio quando necessário.
Quer se aprofundar ainda mais no Ayurveda? Entre para o Universo DRUAH o nosso plano de assinatura com conteúdos exclusivos em vídeo, áudio e e-books.
Contato
Aviso Legal: Este site reflete a opinião dos autores. Este site não pretende fornecer aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico. As informações apresentadas neste site são para fins educacionais apenas, portanto não se destinam a diagnóstico ou tratamento. É responsabilidade do leitor buscar o devido diagnóstico, tratamento e aconselhamento de um profissional de saúde qualificado.
* Os produtos sugeridos para compra foram criteriosamente selecionados pela equipe DRUAH. Quando você compra por meio de links (da Amazon ou Mercado Livre) fornecidos por nós, podemos ganhar comissão sem nenhum custo para você.
Comments