top of page

Os Doshas como você nunca viu

Qualquer pessoa que busca compreender realmente os ensinamentos da medicina Ayurveda, precisa buscar nas fontes originais sobre esse assunto. Um grupo de 3 livros chamado Bṛhat-Trayī é um bom ponto de partida para começar essa jornada.

O nome Bṛhat-Trayī significa literalmente A Grande Tríade e se refere aos 3 livros principais da Medicina Ayurveda:


*Clicando nos nomes acima você acessa um local confiável para comprar esses livros e começar a estudar o Ayurveda em profundidade.

Qual foi a minha surpresa ao ler o livro Sushruta Samhita, no Sharira Sthana, capítulo IV, a partir do verso 63 e descobrir algumas características sobre os Doshas que até então nunca havia ouvido falar!


É sobre isso que iremos falar nesse post!

Segundo esse livro, uma pessoa com Prakruti Vata tende a dormir menos, detestar o calor e os alimentos ou objetos frios e/ou gelados. É alguém que sente-se naturalmente confortável no verão e com alimentos quentes. De acordo com esse texto, as pessoas de constituição Vata tendem a ter um formato de corpo menos atraente e nada fotogênico.


Calma, se você já fez o teste e se identificou como Prakruti Vata não fique bravo ainda por que tem mais! O Sushruta também fala que Vata tem a tendência a roubar, sentir inveja, gostar muito de música e ainda acrescenta um adjetivo bastante pejorativo chamado “Anarya" que significa ignóbil, asqueroso, repugnante, abominável, vil, sórdido, vergonhoso e mesquinho.


Para não parecer que é algo pessoal ou ofensa, o Sushruta acrescenta alguns fatos facilmente percebíveis sobre o Vata, tais como palmas das mãos e plantas dos pés secos e rachados (ou com a tendência a secar e rachar). Um bigode mais delgado, ressecado, unhas menores, mais frágeis e ressecadas, cabelos ressecados, frágeis, não só em menor volume e quantidade, mas com qualidade inferior e tendência a queda.


São pessoas medrosas, sem coragem, instáveis (no corpo e na mente), impacientes, irritáveis, com o temperamento violento e pavio curto. Fazem amizade com facilidade, mas tem poucos amigos e são mal agradecidas. Possuem o corpo magro, veias proeminentes, falam excessivamente (ou seja são tagarelas), caminham e falam com rapidez.


Possuem uma alma inquieta e pensam excessivamente, pensam sobre várias coisas ao mesmo tempo e mudam de decisão com frequência. A visão não é estável e os olhos se movimentam muito.


Não costumam acumular riqueza, ornamentos ou dinheiro. Quando sonham geralmente vagam pelo céu, sonham que estão voando, com nuvens e espaços vazios.


Para finalizar, são pessoas que passam muito tempo reclamando, se lamentando e se queixando por coisas pequenas, algumas vezes de forma incoerente ou sem razão alguma.


Outro aspecto interessante dessa capítulo do Sushruta é a semelhança que ele faz entre o #Vata e alguns animais. O bode pela estrutura física, o burro pela voz rouca, o corvo pela voz seca e rouca, o camelo pela menor quantidade de cabelos, ossos proeminentes, corpo magro e menor quantidade de gordura. Vata também é comparado ao chacal pela sua natureza astuta, o rato por se mover e pensar com rapidez. O cachorro ou o abutre pelo seu temperamento irritável.


Acho que já está bom de Vata por hoje, né? Escreva nos comentários abaixo se você já tinha ouvido falar nessas características tão peculiares... Vamos agora ver as características que sushruta utiliza para descrever o Pitta:

Alguém que sua muito, que tem odor desagradável no corpo, uma cor levemente amarelada no corpo, as partes do corpo são frágeis e irritáveis. Possui unhas, palmas das mãos e plantas dos pés, olhos, lábios e língua da cor do cobre.


Possuem um corpo não atraente, a pele com tendência a enrugar, cabelos brancos ou acinzentados. Os cabelos também possuem tendência a cair precocemente. São pessoas que comem excessivamente, detestam o calor, possuem um temperamento irritável, mas conseguem se acalmar com facilidade.


Dispõem de uma força e expectativa de vida intermediária, são inteligentes, habilidosos e possuem uma mente afiada.


São pessoas que tentam controlar com argumentos e palavras, monopolizando a conversa. Chegam a ser intimidadores quando conversam. São pessoas difíceis de debater ou ganhar em um debate.


Possuem uma aura e brilho natural. Quando dormem podem sonhar com flores amarelas ou avermelhadas tais como Palasha, luzes, fogos, meteoros, etc.


É um indivíduo corajoso, destemido e capaz de assumir riscos. Não é alguém que pode ser controlado através do medo ou que se curva diante de um inimigo poderoso.


Frquentemente acometido por úlceras ou candidíase oral.


Seus traços de caráter assemelham-se aos da serpente, da coruja, gato, macaco, tigre, mangusto, Gandharva (músico celeste) e Yaksha (uma classe de espíritos da natureza, usualmente benevolentes que guardam os tesouros na terra e nas raízes, mas que podem apresentar uma natureza dual em que há uma versão sombria e fantasmagórica que assombra o deserto, embosca e devora os viajantes).


E por último, mas não menos importante, iremos falar do Kapha. De fato, o sushruta pegou muito leve com o Kapha! Ele diz que a compleição (ou também chamada de tez) do Kapha é semelhante ao de uma flor de lótus azul, uma espada polida ou galho de um capim chamado Shara. Ou seja, as pessoas kapha possuem a pele do rosto brilhante, de boa qualidade, atraente e reluzente. Não só o rosto, mas o corpo também é descrito como atraente. Kapha, segundo o Sushruta é um ser amigável e agradável de se ver.


É chegado em doces, atrai prosperidade e sua voz se assemelha ao estrondo de núvens carregadas, ao rugido de um leão ou ao som dos tambores. É paciente, tolerante, forte, corajoso, auto-controlado, não ganancioso, não guloso e grato. Mas antes de dizer que essa estirpe de Kapha não existe mais nos dias de hoje, espere por que tem mais!


São fortes, com longa capacidade de resistência e de inimizade duradoura. Cuidado ao magoar um Kapha, pois ele jamais irá se esquecer.


Possuem a íris extremamente branca e clara, mas o canto dos olhos pode ser discretamente avermelhado, seus membros são proporcionais, simetricamente desenvolvidos e com as bordas macias e hidratadas. Seus cabelos são fortes, estáveis, de cor intensa e pode ser cacheado.


Tende a sonhar com lagos, piscinas ornamentadas com miríades de flores de Lotus, cisnes e um ganso chamado chakravaka.


Possuem qualidade mental divina, podem tolerar a dor e o desconforto. Gostam de respeitar e serem verdadeiros nas palavras. São obedientes aos professores, respeitam os seus superiores, possuem fé nas escrituras sagradas. Suas amizades e riquezas são de longa duração. Sua amizade é inabalável e não se modifica ao longo do tempo.


Não são pessoas que tendem a sofrer infortúnios, contratempos, perda de prosperidade ou ter azar. Após refletir longamente costumam dar presentes grandiosos.


Seus traços de caráter se assemelham aos de Brahma, Rudra, Indra, Varuna, o leão, cavalo, elefante (lento ao caminhar), vaca, touro, águia ou cisne.


Pronto! Concluímos a versão do Sushruta sobre Vata, Pitta e Kapha. Talvez não era muito o que você estava esperando, eu sei... Nas últimas décadas muitas pessoas divulgaram informações sobre o Ayurveda que não estão embasadas em nenhum dos livros clássicos (os chamados #Samhitas).

Mesmo hoje, com conteúdo amplamente difundido na internet e a possibilidade de adquirir um exemplar desses livros, algumas pessoas ainda preferem se guiar por livros rasos cheios de "macetes" sem sentido, conceitos confusos e mal explicados. Por isso, tentam uma “dieta Ayurveda” por um tempo e depois desistem. Pulam para a dieta paleolítica, dieta low carb, cetogênica, dieta dos pontos, dieta de south beach ou qualquer outra que estiver na moda.


Ou então ficam só com o hábito de raspar a língua de manhã e deixam de lado todo o restante, pois acham difícil de fazer. É claro! Quando a pessoa que divulga a informação escolhe acrescentar algo diferente daquilo que está escrito nos Samhitas está colocando uma visão pessoal de mundo que pode ser útil ou não. Quando não compreendemos o por quê fazemos algo, dificilmente tenderêmos a fazê-lo.


Um exemplo é o fato de que algumas pessoas incluem e recomendam pequenos lanches ao longo do dia e essa recomendação não encontra respaldo em nenhum local nos samhitas. O sushruta inclusive é categórico ao afirmar que uma pessoa saudável deveria comer apenas duas vezes ao dia, enquanto que uma pessoa doente deveria comer somente uma vez, para dar tempo de o sistema digestivo (o Agni) se recompor e voltar ao normal.


Comer frequentemente é expor o sistema digestivo a um estresse, realizando um estímulo hormonal e enzimático constante que não é fisiológico, nem gera bons resultados no curto, médio ou longo prazo. É perfeitamente aceitável combinar o conhecimento do Ayurveda ao que temos disponível na fisiologia médica, desde que isso realmente traga benefícios na prática. O que interessa são os resultados aqui e agora. Não resultados descritos em um livro ou em um artigo. Se não funciona na vida prática é um conhecimento sem utilidade.


O Ayurveda tem o mérito de ser profundamente útil em nossas vidas. Sou a prova viva disso. Resulvi tantos problemas pessoais que poderia escrever uma lista aqui!

Qualquer recomendação pode ser testada e podemos ver na prática se funciona ou não. Nosso corpo é o maior e melhor laboratório de pesquisa do mundo. Se quiser ter acesso ao manual de instruções dessa máquina incrível, considere fazer parte do nosso plano de assinatura anual com conteúdos exclusivos. Lá falamos sobre Ayurveda do básico ao avançado, além das receitas práticas e saborosas, necessidade ou não de suplementação, fitoterapia, estilo de vida e muito mais.


Qualquer que seja o seu objetivo, esse plano se propõe a ajudá-lo a ter uma rotina diária que seja útil e saudável. Que gere uma melhor digestão, um sono restaurador, maior disposição física, uma capacidade mental mais acurada, maior foco e entusiasmo com a vida. Esse é o propósito do Ayurveda. Clique no botão abaixo e inscreva-se agora mesmo:


Conheça também o nosso canal do YouTube: /DRUAH

& nossas mídias sociais: @dr.sampieri e @juliacorreiajc



Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page