top of page

O Surgimento do Termo "Superfood"

Introdução

Você mal consegue andar pelos corredores de uma livraria ou pelas prateleiras de alimentos hoje em dia sem encontrar a palavra superfood. Existem todos os tipos de livros sobre superalimentos, superervas, super sucos e várias outras super coisas. Mas o que isso significa? Todos nós temos uma noção do que significa. Superfood é um alimento que tem algum tipo de propriedade de saúde além da simples nutrição. No entanto, é realmente um termo de marketing, não um termo científico.


A Origem do Termo Superfood

Primeiros Registros 1a respeito do Termo Superfood

Mas de onde vem esse termo? Quem inventou a palavra superfood? Na verdade, não é fácil rastrear isso. Quando começamos a procurar, muitas referências apontam para a década de 1920, quando um cientista chamado Sydney Haas descobriu que crianças que sofriam de doença celíaca poderiam ser tratadas com bananas, o que deu início ao que hoje conhecemos como o império dos superalimentos.


Em 1932, um artigo no New York Times mencionou isso e até tinha bananas no título, elogiando as bananas. Isso iniciou todos os tipos de empreendimentos de marketing em torno das bananas.


Erros na História

Mas o fato é que eles entenderam muito errado. É verdade que as bananas eram boas para crianças que sofriam de doença celíaca, porque não contêm glúten. No entanto, as bananas não eram uma espécie de droga milagrosa. A maioria das referências afirma que este foi o início da era dos superalimentos, embora o termo superalimento nunca tenha sido mencionado em conexão com as bananas.


O Uso Moderno do Termo Superalimento


Primeira Menção do Termo

Então, quem foi o primeiro a mencionar a palavra superfood? O mais provável é que esse termo tenha aparecido pela primeira vez em 1990, neste livro de um naturopata britânico e osteopata chamado Van Stratten. Nele, ele descreveu propriedades específicas atribuídas a alimentos. Por exemplo, o aspargo supostamente era bom para doenças do fígado. O rabanete era bom para a vesícula biliar, e a maçã supostamente reduzia o colesterol. Isso realmente marcou o nascimento da era dos superalimentos, utilizando o termo superfood.


A Conexão Com Barbara Cartland

Mas como isso se tornou tão famoso? A conexão interessante é através de Barbara Cartland, uma das escritoras de romances mais famosas da Grã-Bretanha. Ela era uma pessoa muito interessante e conectou sua escrita à nutrição. Ela escreveu livros sobre vitaminas, vitalidade e elogiava o mel. Barbara também escreveu sobre os benefícios dos alimentos para aumentar o desejo sexual.


O Superfood Ganha Fama

Uma Amizade Influente

Quando o marido de Barbara Cartland morreu, ela escreveu um artigo sobre o quanto estava desanimada. Van Stratten, o autor do livro sobre superalimentos, leu esse artigo e enviou a ela uma amostra de um produto chamado Bio Strath, que era produzido na Suíça a partir de levedura nutricional. Ele alegou que isso a revigoraria. Parece que ela gostou, pois chamou Van Stratten, e eles se tornaram grandes amigos.


Como Barbara Cartland era uma pessoa muito influente e começou a escrever sobre essas coisas, isso tornou Van Stratten famoso. Os dois até abriram uma loja, a Original Health Food Store, em Londres, onde vendiam todos os tipos de frutas e vegetais, que supostamente eram orgânicos e tinham todos os tipos de propriedades de saúde. Claro, eles também promoviam o Bio Strath.


O Conceito de Superfood Nos Dias de Hoje

Hoje, você vê a palavra superfood em todo lugar. Mas, como mencionei antes, é realmente um termo de marketing. Não tem nenhum significado legal, e a verdade é que não existem superalimentos. Existem dietas boas e dietas ruins. Existem alimentos que são ótimos para algumas pessoas, mas não para outras. Sabemos que uma dieta boa deve incorporar muitas frutas e vegetais. Veja por exemplo essa lista abaixo com as 9 "superfoods" mais famosas:


Rico em antioxidantes (especialmente antocianinas), que ajudam a combater os radicais livres e promovem a saúde cerebral e cardiovascular.


Excelente fonte de proteínas completas, além de ser rica em fibras, vitaminas e minerais como magnésio e ferro.


Contém curcumina, um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, usado para melhorar a saúde das articulações e o sistema digestivo.


Carregado com gorduras saudáveis (ácidos graxos monoinsaturados), fibras e antioxidantes que beneficiam o coração e a pele.


Uma alga rica em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, frequentemente usada como suplemento nutricional.


Pequenas sementes ricas em ômega-3, fibras e antioxidantes, ajudam na digestão e promovem a saúde do coração.


Rica em vitaminas A, C, K e minerais como cálcio e ferro, além de antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças.


Poderoso anti-inflamatório e digestivo, conhecido por reduzir náuseas e inflamações no corpo.


Cheia de antioxidantes como carotenoides e vitamina C, é conhecida por melhorar a imunidade e proteger os olhos.


Perceba que se a sua alimentação for balanceada, naturalmente muitos desses alimentos já fazem parte da sua rotina diária.

O Hype em Torno dos Superalimentos

Atualmente, os marketers exageram qualquer aspecto da pesquisa nutricional que possam encontrar e que diga algo benéfico sobre um alimento específico. Como provavelmente você sabe, os mirtilos são um pilar do movimento dos superalimentos. Sim, é verdade que eles contêm muitos antioxidantes, incluindo antocianinas e bioflavonoides.


Você pode encontrar estudos que dizem que esses compostos têm todos os tipos de benefícios para a saúde. Mas existem poucas evidências clínicas de fato. Quem sabe no futuro, através de estudos e ensaios clínicos a ciência consiga provar tudo o que vem sendo propagandeado. Até lá vamos saboreando essas delícias da natureza.


A Realidade Sobre Superfoods

O que sabemos é que devemos comer muitas frutas, muitas frutas vermelhas e muitos vegetais. Então, o que pode ser legitimamente chamado de superalimento? Será que somente a comida que o Superman come pode ser chamada de superalimento? Não é difícil de imaginar que ele provavelmente goste de mirtilos.


Abacate, salmão, goji, brócolis, cúrcuma, gengibre e outras especiarias desenhadas com a palavra superfood a origem no centro

Principais Pontos

  • O termo superfood é um termo de marketing, não um termo científico.

  • A palavra começou a ser usada em torno de 1990, embora a ideia já estivesse presente desde a década de 1920.

  • Bananas foram consideradas como parte do início dos superalimentos, mas sem uma base sólida para tal. Como lucrar milhões vendendo apenas... bananas?

  • O conceito de superalimentos foi amplamente promovido por personalidades influentes, como Barbara Cartland.

  • Não existem superalimentos de verdade; o importante é seguir uma dieta equilibrada rica em frutas e vegetais.


Talvez você tenha uma erva daninha em seu quintal (uma PANC - Planta Alimentícia Não Convencional), riquíssima em vitaminas, minerais e antioxidantes. Ela vai continuar com o status de "erva daninha" até que ganhe notoriedade por alguma revista ou blogueira famosa...


Aqui está uma lista de produtos relacionados à saúde e bem-estar que muitas pessoas gostam de incorporar em uma rotina de vida saudável:


1. Suplementos Naturais


2. Produtos de Fitoterapia


3. Aparelhos e Dispositivos de Saúde

Oura Ring (original): Para monitoramento de sono e atividade física.

Garmin Smartwatch: Monitoramento de saúde, batimentos cardíacos e exercícios.

Tensiômetro digital: Monitoramento de pressão arterial.

Oxímetro: Para monitoramento de oxigenação do sangue.


4. Livros de Saúde e Bem-estar

"O Milagre da Manhã" de Hal Elrod: Focado em hábitos saudáveis.

"A Revolução dos 22 Dias" de Marco Borges: Alimentação vegana e saúde.

"O Poder do Hábito" de Charles Duhigg: Mudanças de hábitos para uma vida melhor.


5. Equipamentos para Bem-estar Físico

Colchão ortopédico: Para melhorar a qualidade do sono.

Massageador elétrico portátil: Alívio de dores musculares.

Bola de pilates: Melhora da postura e alongamento.

Roda Anel: para melhorar posturas de extensão da coluna no Yoga.


6. Cosméticos Naturais

Óleo essencial de lavanda: Calmante e relaxante.

Desodorante natural sem alumínio: Opção mais saudável para a pele.

Óleo de amla: Antienvelhecimento natural para a pele.


7. Alimentos Funcionais

Chá Verde Matcha: Rico em antioxidantes, o chá verde pode ajudar a reduzir a inflamação.

Marcas de Matcha: Puravida, Obby,

Marcas de Chá verde: Natublend, Yamamotoyama


Sementes de Linhaça: São uma excelente fonte de ômega-3 de origem vegetal.


Longan desidratado: fruta antioxidante da medicina chinesa (uma das minhas prediletas).


Contato


Aviso Legal: Este site reflete a opinião dos autores. Este site não pretende fornecer aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico. As informações apresentadas neste site são para fins educacionais apenas, portanto não se destinam a diagnóstico ou tratamento. É responsabilidade do leitor buscar o devido diagnóstico, tratamento e aconselhamento de um profissional de saúde qualificado.


 * Os produtos sugeridos para compra foram criteriosamente selecionados pela equipe DRUAH. Quando você compra por meio de links (da Amazon ou Mercado Livre) fornecidos por nós, podemos ganhar comissão sem nenhum custo para você.




Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page