Como obter ensinamentos valiosos de situações difíceis
Um simples momento de introspecção com o #iching me levou a uma compreensão maior sobre momentos difíceis da vida e que podem ser aplicados por qualquer ser humano.
Estou aproveitando o período de ´´lockdown´´ com o exterior para abrir a porta interior e conhecer mais sobre minha missão e o meu propósito. De alguma forma tem sido um tempo de retorno e uma oportunidade para avaliar os meus próprios bloqueios e falhas.
Não é fácil reconhecer que muitas vezes somos cegos e obstinados em diversas áreas da vida. Talvez doa ou assuste, mas é um exercício que escolhi fazer desde que aprendi o valor do momento presente.
Após conhecer a Medicina Tradicional Chinesa, criei o hábito de abrir o livro do I Ching nos diversos momentos de introspecção que tive em minha vida. O momento atual que vivo exige bagagem leve, então abri o e-book e me deparei com o presente a seguir:
O Hexagrama 24 do I Ching é chamado de O retorno. Está baseado na observação da natureza e na percepção de que tudo ocorre de forma cíclica, dia e noite, estações quentes e frias, secas e chuvosas, tudo ocorre no tempo devido e passa por períodos de clareza e escuridão, movimento e estabilidade.
Essa passagem refere-se a um tempo propício para a transformação do antigo, mostrando que a forma como nos relacionávamos já não seria mais a mesma.
Fala-se sobre um movimento que favorece a união de pessoas com os mesmos ideais, deixando de lado o orgulho, os propósitos particulares e egoístas em favor do coletivo.
O retorno representa uma energia de força após o repouso, a restituição da saúde após a doença, o entendimento após a discórdia. Todo pensamento maléfico deve ser afastado, antes que avance e enraíze profundamente em nossa mente.
Autodomínio exige a decisão de fazer algo que já sabemos que precisa ser feito. Quando o tempo de retornar chega, já não adianta mais buscar refúgio nas desculpas banais e só resta fazer a introspecção e o autoexame.
O I Ching finaliza com a seguinte conclusão:
👉🏽o infortúnio externo é a consequência natural de se persistir na obstinação cega de não retornar ao interior quando o momento chega.
Quer ler e conhecer mais sobre o I ching? Recomendo essa versão do sinólogo Richard Wilhelm:
Contato
@dr.sampieri
@juliacorreiajc
YouTube: /DRUAH
Referências utilizadas na produção desse post
WILHELM, Richard (Ed.).I Ching: o livro das mutações. São Paulo: Ed. Pensamento, 1996.
Comments