top of page

O que é Medicina Minimalista?

O que falta hoje em dia é profundidade. Basta percorrer por alguns segundos o Instagram ou YouTube para percebermos que certas informações são repetidas como mantra sectário.


Na foto uma pessoa andando por um lugar desértico e as palavras medicina minimalista escrita na parte superior

Vejo pessoas das mais diversas áreas dizendo a mesma coisa, nenhuma parece ter se perguntado de onde veio aquela informação.


Será que realmente funciona? Será que aquela cápsula "Brain booster" não é um grande placebo? Será que todo mundo tem deficiência de Vitamina D?


Será que todo mundo precisa comer de 3 em 3 horas?


Eu falo disso, mas também já fui assim. Já caí nesse conto de que precisava começar o meu dia tomando 14 cápsulas de suplementos.


Já me enchi de vitaminas e minerais tentando deixar meus exames nos níveis “ótimos”. Já comi 8 vezes ao dia com medo de emagrecer e perdi ainda mais peso.


Tudo isso apenas para no final perceber que estava MUITO pior do que antes. 
Pior em vários níveis. Gastei uma fortuna com os suplementos mais diversos e em troca recebi algumas semanas de noites mal dormidas, ansiedade, palpitação e má digestão.


Nesse momento o meu bom senso falou mais alto...


Alguma coisa está errada nessa história de "Medicina Integrativa”.

Quando percebi que "Medicina Integrativa" nada mais era do que uma nova versão de hipocondria gourmet com uma pegada New Age propagada por médicos e nutricionistas que não estavm muito afim de estudar, decidi me afastar e olhar esse movimento livre de conflitos de interesse, sem apegos ou paixões.


Decidi fazer as perguntas mais difíceis e necessárias da minha vida profissional. Até que ponto isso funciona?


Olhei para a realidade dessa prática e percebi seres humanos talentosos e cheios de potencial se comportando como robôs, incapazes de observar a realidade e raciocinar. Como médico percebi que o meu papel pode ir muito além de uma prescrição. Por isso a medicina que pratico hoje é minimalista.


Mas o que é essa medicina minimalista?


  • É saber a hora de parar.

  • É buscar o por que das coisas.

  • É agir na causa do problema.

  • É compreender que cada droga, suplemento, vitamina ou planta medicinal que entrar em nosso corpo terá uma interação com nosso DNA. Algumas previsíveis e outras não.

  • É descobrir o que nós definitivamente precisamos.

  • É abrir mão das coisas supérfluas.

  • É não precisar tomar 14 suplementos tentando se convencer que se está "modulando a epigenética" para melhor, por que na verdade a ciência ainda nem chegou lá...

  • É não obrigar meu corpo a ter uma fisiologia que ele não tem, não está preparado e não aceita.

  • É ter senso crítico apurado para avaliar as informações científicas livre de viés.

  • É compreender que nem toda doença precisa de remédio, vitamina, booster, fitoterápico, shot dos milagres, shot da alegria, shot matinal ou detox milagroso.

  • É não esperar piorar para começar a tratar.

  • É fazer o básico bem feito.

  • É aceitar que não existe atalho, apenas disciplina.


Como foi que cheguei a essa conclusão?


  • Quando realmente comecei a me dedicar a cuidar melhor do meu sono. 



  • Quando decidi me exercitar e meditar diariamente.



  • Quando, de fato, passei a comer somente aquilo que me fazia muito bem e tirei aquilo que me fazia mal.


Aí sim a minha vida mudou completamente para melhor. 

Hoje em dia não coloco dentro do meu corpo nenhuma vitamina, suplemento ou planta medicinal que eu não tenha certeza que me faça bem. 

Que eu não tenha estudado exaustivamente tanto a teoria dos livros e artigos quanto a prática na realidade do meu corpo e como ele reage a essas substâncias.




O resultado em meu próprio corpo tem me dado maior confiança e certeza de que estou no caminho correto: medicina minimalista e de precisão. A maior precisão e verdade está dentro de nós. Basta acessá-la.




Sobre essa desinformação que se propaga pela internet, eu sinto muito por lhe avisar isso, mas a tendência é piorar. Agora qualquer um pode digitar um prompt para a inteligência artificial gerar “dicas, receitas e atalhos" de forma tão persuasiva que talvez até consiga convencer e enganar muitas pessoas. 




Somos enganados pela falta de profundidade. Pela falta de interesse na própria saúde. Por achar que gastar 2 horas no reels é mais importante do que 2 horas de esforço pelo auto-conhecimento, 2h meditando, dormindo, praticando atividade física, fazendo amor ou cozinhando alguma coisa saudável.

Podemos fechar os olhos e mentir para nós mesmos. Só não podemos fugir dos sinais e sintomas que o nosso corpo nos manda diariamente.



Nem o melhor copywriter pode impedir nosso corpo de esfregar a verdade em nossa cara todos os dias, minuto a minuto! 

Então se você quer aprender como ver, ouvir e sentir seu próprio corpo com sabedoria só precisa curtir, comentar, salvar e compartilhar esse vídeo.


Deixa que o algoritmo vai trabalhar para você e entregar novamente um post meu no futuro. 

Agora, se você ficou curioso e quer conhecer mais sobre essa Medicina Minimalista, já sabe o que precisa fazer:



Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page