top of page

Mirra: um presente dos Magos

Uma planta medicinal que desperta o seu lado espiritual.

Fotografia de Alfio Sampieri
Mirra (Commiphora myrrha)

Perspectiva Histórica


Mirra (Commiphora myrrha) é historicamente conhecida por ter sido usada pelos Egípcios para embalsamar os corpos dos mortos. No meio esotérico, ela é conhecida pelos atributos de pureza, purificação e por ´´desatar nós´´, ou seja, pode ajudar na resolução de problemas! Seu óleo essencial tem o potencial de aumentar a consciência espiritual e facilitar estados de #meditação mais profundos.


Parece bom demais para ser verdade não é? Ainda tem mais: seu aroma fresco ou na forma de incenso evoca os sentimentos de fraternidade, autoconhecimento, tranquilidade, calma e renovação. Também estimula a inspiração, a criatividade, alivia o cansaço e traz sensação de segurança.


Um belo presente para perfumar o lar de uma criança que acaba de chegar ao mundo, não é? Pois ela foi um dos presentes trazidos pelos 3 Reis Magos ao menino Jesus, segundo a Bíblia em Mateus 2,11.


A Medicina do Oriente


Dentro do #Ayurveda (chamada de Bola) e da Medicina Tradicional Chinesa (chamada de Mo Yao) ela é conhecida e usada para o tratamento de dores osteo musculares, problemas de pele, cicatrização, hemorroida, mau hálito, infecções de garganta, doenças dos dentes e da gengiva.


Embora ela tenha todas essas propriedades medicinais fabulosas eu não recomendo que você use, por exemplo, o óleo essencial de mirra diretamente sobre a pele ou gengiva. É sempre preferível fazer uma diluição em outro veículo oleoso como óleo de gergelim, azeite ou óleo de coco.


Aspectos científicos


Estudos mostraram que ela é segura e bem tolerada na dose de 10mg/kg via oral e também quando usada sobre a pele na forma de óleo essencial em mistura com veículo oleoso. Contudo, doses acima de 2000mg, em humanos, mostraram efeito diarreico, alteração na função renal e na frequência cardíaca. Portanto, tenha sempre em sua companhia um profissional gabaritado nessa área para conduzir seu caso da maneira mais segura possível, sem colocar a sua saúde em risco de forma desnecessária.


É preciso ficar alerta também para seu uso em pessoas que fazem uso de medicamentos para o diabetes (como a metformina), pois além de possuir efeitos hipoglicemiantes ela altera a concentração desses medicamentos usados no tratamento dessa condição.


Sugestão de leitura


No livro ´´The complete book of essential oils and aromatherapy´´ de Valerie Ann Worwood está descrito uma fórmula usada para o tratamento de doenças da gengiva e como dentifrício. Vou testar em mim essa receita e volto para contar como foi!


Só para dar um aroma de ´´curiosidade´´´já adianto que na receita tem casca de laranja, sálvia, óleo essencial de limão, menta e mirra!


Grande abraço e até a próxima!


Dr. Alfio Sampieri


Referências bibliográficas


WORWOOD, Valerie Ann. The Complete Book of Essential Oils and Aromatherapy, Revised and Expanded: Over 800 Natural, Nontoxic, and Fragrant Recipes to Create Health, Beauty, and Safe Home and Work Environments. New World Library, 2016.


NOMICOS, Effie YH. Myrrh: medical marvel or myth of the magi?. Holistic nursing practice, v. 21, n. 6, p. 308-323, 2007.


TONINI, Maria Clara; GIORDANO, Laura. Commiphora myrra, alternative treatment in migraine prophylaxis: open label prospective pilot study. Neurological sciences: official journal of the Italian Neurological Society and of the Italian Society of Clinical Neurophysiology, v. 39, n. Suppl 1, p. 165, 2018.

APA

Conheça DRUAH


www.druah.com


Envie seu contato e cadastre seu e-mail para ter acesso a conteúdos exclusivos e receber informações sobre os próximos eventos, retiros e palestras.


Mídias Sociais


Facebook: /julia & alfio

Instagram: @juliaealfio @dr.sampieri

Contato: info@druah.com

Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page