Gerenciando uma Constituição Pitta: rotina diária, sazonal, alimentos e plantas medicinais
Esse guia irá te ajudar a levar um estilo de vida que seja bom e adequado para uma pessoa de Prakruti Pitta.
Diferença de Prakruti e Vikruti
Lembre-se que Prakruti é sua natureza, não um desequilíbrio (Vikruti). Portanto, antes de começarmos a falar sobre o Universo do Pitta, lembre-se apenas que nós não precisamos tratar a Prakruti, mas é preciso levar um estilo de vida de acordo para que as coisas não saiam do controle.
E se tem uma coisa que os Pittas amam é estar no controle! Por isso, leia e releia tudo o que irei ensinar no post de hoje. Vamos começar falando sobre as qualidades de Pitta (ou seja, os Gunas), pois dessa forma você poderá sanar suas dúvidas à respeito de sua própria natureza e ver se isso combina com você.
Se Você ainda não faz ideia do que sejam esses "Gunas" comece lendo esse artigo aqui:
As qualidades de Pitta
“Pittam sasneha tikshnoshnam laghu visram, saram dravam”
Pitta é um pouco oleoso (sasneha), intenso (tikshna), quente (ushna), leve (laghu), possui odor não agradável (visram) , mobilidade (saram) e liquidez (dravam). — Ashtanga Hrdayam: Sutrasthana I:11
Esse sutra, transliterado do sânscrito, foi retirado do livro Ashtanga Hrdaya e lista as principais qualidades (ou gunas) da pitta. É um verso muito importante, pois fornece uma chave para entender o que significa ter uma constituição predominantemente pitta (Pitta Prakriti).
As principais qualidades de pitta são: oleosidade, intensidade, calor, leveza, odor forte (não agradável), mobilidade e liquidez. Então, tendo uma Prakruti com predomínio de Pitta significa que essas qualidades se expressam generosamente em toda a sua composição física e repercute ainda no seu aspecto mental e emocional.
Aqui estão algumas maneiras de compreender e encontrar essas qualidades de Pitta refletidas em seus pontos fortes e fracos:
A qualidade oleosa (sasneha) permite a suavidade da pele. Faz com que rachaduras, secura ou tensão excessiva não se manifestem na pele. Trata-se, portanto, de uma pele naturalmente macia e bem hidratada. Contudo, essa qualidade em excesso, pode se manifestar como pele oleosa, poros entupidos e inflamações na superfície corporal (nesse caso já seria um aspecto da Vikruti).
Como traço de personalidade, essa qualidade poderia significar alguém que consegue se enturmar com facilidade. Que consegue alcançar seus objetivos sem atrito. No aspecto negativo, porém ainda sutil e emocional, isso pode se manifestar na característica de ser um charlatão e uma pessoa que tende a manipular situações a seu favor, ou seja, uma personalidade escorregadia.
A qualidade intensa (tikshna) pode se manifestar como uma fome intensa e precisa. Ou seja, alguém que sente fome em horários específicos, não deixa de lado uma refeição quando chega o horário de comer, não consegue esperar muito tempo uma vez que a fome já se instalou. Intensidade significa que a fome é verdadeira, ou seja, come bastante e digere bem a comida (até mesmo um rodízio de pizza ou carne).
Já no aspecto sutil, essa intensidade estimula a manifestação de um intelecto afiado e brilhante. Alguém que consegue raciocinar com rapidez, que não teme ou foge de um debate e até se delicia diante dessas situações. No aspecto negativo do excesso poderia tornar uma pessoa temperamental, explosiva, como uma língua afiada e ferina.
“O calor (Ushna)” pode se manifestar como uma pele quente e corada, temperatura corporal naturalmente um pouco elevada, metabolismo e apetite fortes. Mucosas da boca, gengiva, unhas, palmas e plantas dos pés são mais coradas (rosadas ou levemente avermelhadas) e algumas vezes até com um certo tom amarelado suave. Também pelo calor esse atributo se manifesta com uma maior tendência a suar.
A qualidade da leveza (laghu) pode levá-lo a ter um corpo esguio ou a ficar tonto se "perder" uma refeição. Ou seja, uma pessoa com Pitta Prakruti necessita da densidade e do peso da comida para manter esse atributo da leveza no devido lugar.
A qualidade de “odor não agradável (visram)” pode se manifestar como um forte odor corporal, principalmente nas axilas, genitais, respiração e hálito.
A qualidade de mobilidade (sara) pode se manifestar como uma tendência a espalhar o calor por toda a superfície corporal. Pode manifesta-se ainda com um trânsito intestinal um pouco mais rápido (podendo ir ao banheiro mais vezes ao dia).
A qualidade da liquidez (drava) pode se manifestar como excesso de transpiração. Quando combinado com a qualidade quente (ushna), também pode se apresentar como uma sensação ácida e de queimação no estômago. Pode se manifestar ainda como fezes mal formadas (pelo excesso de liquidez).
Mantendo Pitta em equilíbrio
"Semelhante aumenta semelhante"
Um princípio básico de Ayurveda é o axioma “semelhante aumenta semelhante”. Portanto, aumentar sua exposição às qualidades semelhantes a pitta aumentará pitta e seus atributos em seu corpo, mente e espírito.
Por exemplo, uma vez que Pitta é inerentemente quente - o clima quente, os alimentos quentes, as estações quentes, no sol do meio dia, e até mesmo as emoções quentes podem aumentar os atributos de pitta. Da mesma forma, ambientes úmidos aumentarão a qualidade de liquidez e, assim, aumentarão esse atributo pitta.
Exemplo: Você é um indivíduo pitta. Pitta é quente por natureza. Você visita o Equador, Belém, Amazônia ou Bahia suas férias de Janeiro ou fevereiro, onde toma banhos de sol diariamente (por longas horas) e desfruta de comida picante e gordurosa, regado a caipirinha com limão. No final da semana, você sofre de pele vermelha e irritada (talvez até apareça herpes), digestão desconfortável e se encontra com um temperamento horrível.
Para o Ayurveda foram suas próprias indulgências que aumentaram o calor natural em sua constituição de pitta, fazendo com que os atributos quentes, oleoso e líquido transbordassem em seu corpo e emoções.
E não me venha com essa conversa de que é só tomar um sorvetinho que refresca o Pitta, que o gelo na caipirinha atenua o efeito do calor da bebida destilada e a acidez do limão. Já vi essa conversinha mole até mesmo vinda de terapêutas sem noção.
Sejamos realistas e maduros, se você vai enfiar o pé na jaca tudo bem, enfie com gosto, sem medo e depois pague o preço. Ninguém obrigou você a se expor ao sol mais forte do dia por horas, beber cachaça e se encher de comidas picantes e gordurosas. É pura e simplesmente ação e reação. É o Universo funcionando. Segundo Vagbhata,
"Para uma pessoa inteligente o mundo é um professor". (Ashtanga Hrdaya Cap. 2 Sutra 45).
Para entender esse ensinamento devemos fazer uma observação minuciosa da realidade e das nossas ações através do tempo, nossos padrões de comportamentos e analisar de forma objetiva os resultados advindos dessas ações.
São salutares ou não? Foram úteis? Levaram a prosperidade, felicidade e ao bem estar? É sempre possível aprender com os nossos erros e acertos, com os erros e acertos dos outros e até os erros e acertos de um povo, de uma civilização! Ou seja, do mundo inteiro. O mundo é um professor. O que esse post não ensinar, a vida ensinará.
A maioria das pessoas sabe muito bem o que lhes faz mal. Então, o melhor para uma pessoa de constituição Pitta no verão do Nordeste seria beber infusão fria de coentro em pó, água de coco, frutas doces como a manga, jaca, jabuticaba, mangostão, rambutão, cana de açúcar fresca, banana da terra cozida, batata doce, comer receitas com couscous, tapioca, farinha de mandioca, salada de folhas, abobrinha, abóbora d’água, chuchu, mamão verde refogado, maxixe, pepino, quiabo, palmito de pupunha, farofa de feijão mangalo, ou de feijão guandu, cará ou mandioca cozidos, entre outros alimentos que encontramos facilmente no litoral nordestino.
Se for comer peixe, evitar azeite, dendê ou qualquer outro óleo (lembre-se que Pitta já é, por natureza, um reservatório de óleo). Ou seja, prepare o peixe ensopado na água com legumes e temperado com cúrcuma, salsão ou coentro, ao invés de frito, empanado com molho de pimenta.
Esse é o mundo ideal, onde você vai na feira dos produtores locais e compra esses ingredientes frescos para preparar em sua casa na beira da praia que alugou no Airbnb. Talvez em seu mundo real, o que vai dar para fazer é escolher dentre as opções do self-service do resort quais as menos gordurosas e picantes. Ou seja, vai passar longe dos empanados, fritos, apimentados, das conservas, da bebida alcoólica e do sol forte (evitar se expor ao sol entre 12 - 14h pelo menos). Não é tão difícil quanto parece.
Sabores que aumentam e diminuem a Pitta
Junto com as principais qualidades de pitta, também é útil conhecer os sabores que aumentam e aqueles que diminuem Pitta.
Sabores pungentes, azedos e salgados aumentam pitta, aumentando suas qualidades de calor, liquidez, leveza e mobilidade. Um exemplo do sabor pungente é pimenta; o sabor azedo está no limão, vinagre, no picles e nas conservas; e o sabor salgado está também nas conservas e na própria adição desse ingrediente na comida.
Sabores doces, amargos e adstringentes tentem a diminuir/equilibrar pitta, fornecendo as qualidades opostas. Um exemplo de um sabor naturalmente doce é o trigo, o arroz, o coco, a manga; de amargo e adstringente (que muitas vezes estão acoplados) temos as folhas verdes, alguns vegetais, feijões e ervas.
Usando opostos para manter o equilíbrio
Cada um de nós tem uma proporção única dos três Doshas em nossa prakruti. O Ayurveda nos ensina que, se um dosha aumenta além de sua proporção original (e natural para nossa constituição única), isso promove um ambiente onde o desequilíbrio pode florescer (gerando a chamada Vikruti).
Vikruti nada mais é do que a modificação do estado natural (ou seja, modificação da Prakruti).
É comum para o nosso dosha predominante (seja ele Vata , pitta, ou Kapha) aumentar mais rapidamente do que outros doshas porque a porcentagem dele já está naturalmente elevada.
Lembre-se que para o Ayurveda é o excesso (Vriddhi) que necessita de tratamento.
Se um dosha aumenta em nossos corpos, o Ayurveda sugere que o diminuamos para recuperar o equilíbrio.
Para fazer isso, primeiro devemos parar de fazer as coisas que aumentam os atributos semelhantes ao Dosha em questão. Como nesse post estamos falando de Pitta, primeiro devemos parar de fazer as coisas que aumentam calor, intensidade, oleosidade, liquidez, mobilidade, odor desagradável, etc.
Em seguida, podemos incorporar substâncias que diminuam o excesso de dosha pitta, fornecendo as qualidades opostas. Por exemplo, se o excesso de luta mental resultou em "esgotamento", um sofá confortável e macio ou alguns minutos de meditação podem trazer um retorno ao equilíbrio. Meditar renova e refresca a mente. Se você nunca meditou, comece com essa meditação de 10 minutos e sinta a diferença em sua vida.
Se o pitta aumentou devido ao excesso de calor, o frescor de uma água de coco, banho de cachoeira ou piscina fria será terapêutico. Já no caso de exposição excessiva à umidade? Use a secura: lembre-se da receita de farofa de feijão guandu ou mangalo que falei acima? É hora de usá-la. Que tal um chapatti / tapioca com hommus ou uma panqueca de lentilhas?
Um dos aspectos maravilhosamente práticos do Ayurveda é que qualquer coisa, dependendo dos seus atributos, pode ser usada para restaurar o equilíbrio saudável, porque tudo o que existe no Universo tem uma qualidade. Isso inclui, mas não se limita a: ervas, alimentos, bebidas, ambientes, cores, cheiros e estilos de vida. Até o entretenimento que consumimos terá um efeito sobre nosso corpo e mente.
As qualidades opostas ao pitta são aquelas que são secas, suaves, frescas, pesadas, com cheiro doce e contidas. Portanto, é melhor que os indivíduos de Prakruti Pitta busquem ambientes físicos e emocionais tranquilos, rotinas e alimentos que possuam essas qualidades opostas.
Usando a dieta para equilibrar o Pitta
Um indivíduo Pitta se dá bem com alimentos frescos e refrescantes. Eles têm dificuldade em pular refeições porque tendem a ter um forte apetite.
Como eles também têm sistemas digestivos fortes, eles tendem a tolerar alimentos crus melhor do que os outros doshas, mas devem ter cuidado para evitar alimentos picantes, álcool, cafeína e alimentos fritos, pois isso aumentará os atributos correspondentes de pitta e enfraquecerá o sistema digestivo.
O álcool irá aumentar o calor, prejudicar o sono, a digestão e o odor do hálito e do corpo.
O café aumentará a leveza, acelerará o trânsito intestinal e o fluxo sanguíneo.
Os alimentos picantes irão aumentar o calor, a transpiração, podem piorar o desconforto gástrico e a sensação de queimação que por ventura houver.
Como os sabores doces, amargos e adstringentes diminuem a pitta, esses sabores devem ser predominantes em sua dieta. Repare na lista de alimentos que coloquei acima, todos tem naturalmente o sabor doce presente.
Observe que isso não é necessariamente uma luz verde para comer alimentos e bebidas açucaradas refinadas. O sabor naturalmente doce encontrado em muitos cereais, tubérculos, raizes, abóboras, feijões e frutas é o mais apropriado e eficaz para equilibrar o pitta. Não minta a si mesmo dizendo que está cuidando do seu pitta ao comer sorvete, brigadeiro, chocolate, doce de leite, goiabada, bala ou chicletes.
O sabor amargo ou adstringente você deve buscar no melão de são Caetano, na abobrinha, na abóbora d’água, no feijão mangalô, moyashi, guandu, tremoço, nas folhas verdes etc. Não no chocolatinho e no café, combinado?
Suporte Herbal para Equilibrar o Pitta
Usar ervas ayurvédicas para gerenciar sua constituição complementa as mudanças que você faz em sua dieta e estilo de vida. Isso pode ser incrivelmente útil na promoção da saúde geral.
Brahmi combinado com gotukola, bhringaraj e guduchi são três das principais ervas usadas para remover o excesso de pitta do corpo e manter o equilíbrio.
O Bhringaraj pode ser utilizado puro em cápsula, em pó (fervido em água alguns minutos) ou na forma de óleo para aplicar nas narinas e massagear o couro cabeludo.
O Guduchi também pode ser utilizado puro na forma de pó (fervido em água alguns minutos) ou em cápsulas.
O Gotu kola também pode ser utilizado puro na forma de pó (fervido em água alguns minutos) ou em cápsulas.
Pode ainda ser preparada uma fórmula em pó com esses ingredientes em partes iguais: gotu kola, bringaraj, guduchi, manjistha, shatavari, sariva, quebra-pedra. A dose diária usual desse pó varia de 3 - 5g (dividido em 2 a 3 tomadas). Pode ser fervido em água ou simplesmente misturado com mel e tomado com água fria. Se você é do tipo de pessoa que não tolera o sabor das plantas medicinais, existe a opção de se fazer esse composto em pó e encapsular manualmente com essas cápsulas vazias.
Existe ainda uma outra fórmula que pode ser útil para a dor de esôtmago e refluxo chamada de Avipatikar. É útil principalmente em pessoas que sofrem com esse desconforto e tendem a ter o intestino preso.
Clima e Estilo de Vida para Equilibrar Pitta
O ambiente ideal para um indivíduo pitta é fresco e seco, como um clima frio de montanha, regiões de clima temperado, longe do equador. Aromas doces como o sândalo, vetiver, rosas, patchouli podem ser colocados em um difusor. Se gostar de música, dar preferência para as mais suaves como Mozart - Sonata for Two Pianos in D, K. 448 ou instrumentais suaves como a dessa playlist. No campo das emoções conversas doces também são maravilhosos para Pitta.
Uma automassagem suave diária de 10 a 20 minutos com óleo de girassol morno ou óleo de massagem Pitta esfriará o calor da pitta e o apoiará a "ir com o fluxo" em vez de usar sua vontade para forçar o fluxo.
Quando se trata de exercícios, esportes de clima frio como esqui e patinação no gelo são ótimos para o pitta, assim como esportes aquáticos como natação ou remo. O exercício de manhã cedo é melhor do que ao meio dia.
É fácil para o indivíduo pitta sentir que, se eles trabalhar por mais tempo e duro o suficiente, eles podem controlar tudo. Em uma escala mais pessoal, essa tendência pode nos levar a lutar por controle e dominação pessoal em nossos relacionamentos ou carreiras, ou podemos permitir que nossa ambição pessoal desenfreada nos leve a um eventual "esgotamento" mental ou físico.
Um pouco de ambição é útil, benéfico e saudável. Porém, em doses exageradas pode acabar com o sono e até com os relacionamentos.
Um dos melhores remédios para pitta é trabalhar a aceitação. Se você conseguir perceber que tudo no Universo irá nos trazer aprendizados úteis, que nada ocorre por acaso, então você pode relaxar e tirar toda essa pressão de si mesmo. O Universo é inteligente e funciona bem há milhares de anos, não seremos nós, no alto da ignorância de uma vida curta que iremos ensiná-lo a trabalhar.
Por essa razão, é benéfico para um indivíduo pitta desfrutar de meditação regular. (E realmente aproveite essa oportunidade de auto-conhecimento, não faça apenas como se fosse outra tarefa que precisa dominar).
Dentro do Universo DRUAH você pode aprender muito mais sobre Pitta, Vata, Kapha e Ayurveda para um estilo de vida saudável. Lá você também aprende sobre as plantas medicinais, meditação e receitas saudáveis.
Contato
Aviso Legal: Este site reflete a opinião dos autores. Este site não pretende fornecer aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico. As informações apresentadas neste site são para fins educacionais apenas, portanto não se destinam a diagnóstico ou tratamento. É responsabilidade do leitor buscar o devido diagnóstico, tratamento e aconselhamento de um profissional de saúde qualificado.
* Os produtos sugeridos para compra foram criteriosamente selecionados pela equipe DRUAH. Quando você compra por meio de links nesse site, o mesmo pode ganhar comissão sem nenhum custo para você.
Comments