Devo aumentar minha imunidade?
A pergunta que não quer calar nos últimos 3 anos é : o que pode ser feito para ´´aumentar a imunidade´´?
Vamos esclarecer alguns pontos primeiro: 1) A imunidade nem sempre precisa ser ´´aumentada´´, algumas vezes ela está exagerada, destruindo tecidos e, na verdade, precisaria ser reduzida para voltar ao normal.
2) O que o sistema imune precisa afinal? O mesmo que todos nós: EQUILÍBRIO* (nesse post falamos sobre como lidar melhor com a mudança). O corpo humano e sua fisiologia/ imunologia são muito complexos para reduzirmos tudo a um único termo genérico ou mesmo a um único suplemento, vitamina ou planta medicinal.
A verdade é que se as coisas já funcionam de maneira diferente no corpo ao longo do dia, imagine ao longo do ano?
As mulheres possuem uma maior compreensão dessas variações ao longo do mês devido ao ciclo hormonal, e isso as torna mais perceptíveis às mudanças.
Mesmo assim, cada um de nós, seja mulher ou homem, possui uma peculiaridade e reagimos de maneiras variadas aos diferentes estímulos do meio ambiente, clima, local de moradia, estilo de vida e alimentação.
A própria convivência com pessoas agradáveis ou desagradáveis contribui para alterarmos completamente, não só o nosso humor, mas a nossa capacidade de reagir ao estresse de forma equilibrada.
Uma reação desproporcional ao nível de estresse pode alterar nossa produção de cortisol, nossa frequência cardíaca, respiratória e muito mais.
3) Não vai rolar aquela #dicamágica para resolver o problema. Magia é só com #dollargato. O Dr. precisa explicar que o nosso dever de casa precisa ser feito: o bom e velho ´´arroz com feijão´´ da saúde – sono reparador, atividade física, boa hidratação, tomar sol (ou pelo menos manter seus níveis de vitamina D adequados), alimentação de verdade (alimentos minimamente processados como os grãos integrais, frutas, vegetais verdes folhosos, legumes e especiarias). Existem boas marcas de suplementos de vitamina D, mas nada irá substituir outros benefícios que estão além da produção dessa importante vitamina. Expor-se ao sol pode ajudar no humor, no sono e em diversas outras áreas da vida.
4) Nem só de comida vive o corpo: meditação ou algo capaz de aquietar a mente e perceber melhor o próprio organismo.
Resumindo: algo que lhe faça sentir o que está acontecendo e agir na direção correta, seja para balancear o tal CORTISOL ou para escolher melhor aquilo que consome na forma de alimento e até entretenimento. Recomendo começar por essa meditação simples de 10 minutos diariamente:
5) Conheça-te a ti mesmo: diz o aforismo do Grego Antigo. A boa notícia é que não precisa ser filósofo grego para entender que tirar uma semana para colocar o sono em dia e ´´faxinar a casa interna´´ irá ajudar e muito o sistema imune.
Quer fazer 10 minutos de meditação comigo? Clique aqui.
Quer fazer um retiro de meditação de 10 dias? Conheça o Vipassana. Existem centros de meditação Vipassana em diversos estados Brasileiros e ao redor do mundo, clicando no link acima você pode escolher o que for melhor para você.
Ainda está em dúvida e gostaria de saber mais informações sobre essa técnica de meditação antes de encarar um curso de 10 dias, leia esse livro abaixo, pois contém muitas informações valiosas sobre a técnica e os ensinamentos do professor S. N. Goenka:
Comments