Conheça o Nirgundi
Conheça Vitex negundo, uma planta medicinal amplamente utilizada na medicina Ayurveda.
Sempre que lia a respeito dessa planta imaginava um arbusto, mas ao me deparar com essa árvore de quase 3 metros de altura fiquei bastante surpreso. Em muitos livros não temos as fotos ou figuras das plantas medicinais (quando tem é de uma parte dela) e às vezes passamos os olhos rapidamente pela descrição botânica para ir direto as ações, propriedades medicinais, efeitos adversos e contraindicações.
Essa eu sabia que todos os constituintes são utilizados: da raiz às folhas. Então a minha primeira atitude ao me deparar com essa árvore foi pegar uma folha e colocá-la na boca e sentir o sabor. No início senti um aroma que lembrava pêssego, então os sabores picante, adstringente e amargo predominaram na boca.
Conheça um pouco mais sobre o Nirgundi.
Costuma ser indicado em casos de dispepsia, flatulência, disenteria, hemorroida, hepatoesplenomegalia, parasitoses intestinais, febre, distúrbios do sistema respiratório, infecções cutâneas (como a psoríase, erisipela e celulite), acidentes por animais peçonhentos, infecções otológicas, oftálmicas, alopecia, TPM e dores menstruais, feridas e traumas, dores articulares, dor em geral, epilepsia, déficit cognitivo ou de memória, psicose e diversos vícios.
Uma lista de indicações tão ampla dessas faz o pesquisador de plantas medicinais brilhar os olhos e os céticos torcerem o nariz. Mas para cada indicação existe uma forma de preparo e aplicação diferente. Por exemplo, para alopecia e diminuição da acuidade visual é feito o óleo medicado com o suco fresco de Centelha asiática, brahmi, bringaraj, amalaki e nirgundi. Além dos efeitos externos esse óleo, ao ser aplicado sobre a cabeça, também tem a capacidade de melhorar a performance cognitiva e auxiliar no tratamento de distúrbios mentais.
Conheça nosso trabalho
YouTube /DRUAH
Instagram: @dr.sampieri @juliacorreiajc
Comentarios