top of page

Artrite Reumatoide na visão do Ayurveda

Artrite Reumatoide na visão do Ayurveda: origem

Os textos clássicos da literatura Ayurvédica (Bṛhat-Trayī) explicam como o trato gastrointestinal, ou o sistema digestivo, é a causa raiz dessa condição autoimune e de muitas outras. Por exemplo, o Ayurveda fala sobre incompatibilidade alimentar ou combinações inadequadas de alimentos, como comer iogurte (e/ou lácteos) com frutas, carne com laticínios, peixe com creme, feijão com ovo, lácteos com ovo, folha verde ou feijão, entre outras combinações.


Essas combinações, quando consumidas, basicamente insultam o agni, que é o fogo digestivo ou a capacidade digestiva do trato gastrointestinal. O funcionamento da nossa digestão fica prejudicado e isso acaba levando à formação de ama. Para saber mais sobre Ama, leia esse texto aqui.


Entenda, o agni tem as qualidades de ser quente, intenso e leve. Se essas qualidades forem sobrepostas por alimentos que são frios, densos e pesados, essa é uma maneira de insultar o agni. Algumas vezes o Agni consegue lidar bem com alimentos frios, densos e pesados. Quando isso acontece, não sentimos qualquer desconforto digestivo e desfrutamos de boa saúde. Infelizmente, isso nem sempre é a regra, mas a excessão.


Da mesma forma, a combinação inadequada de alimentos ou a incompatibilidade alimentar "insulta a inteligência" do agni, levando à formação de alimentos não digeridos, conhecidos como Ama, que acaba sendo tóxico para o corpo. É por isso que muitas vezes Ama é considerado sinônimo de toxina. Artrite Reumatoide na visão do Ayurveda, portanto, esta intimamente relacionada ao Agni e à formação de ama.


*Antes de prosseguirmos, é preciso fazer uma observação. Qualquer pessoa que busca compreender realmente os ensinamentos da medicina Ayurveda, precisa buscar nas fontes originais sobre esse assunto. Um grupo de 3 livros chamado Bṛhat-Trayī é um bom ponto de partida para começar essa jornada de profundidade no Ayurveda.


O nome Bṛhat-Trayī significa literalmente A Grande Tríade e se refere aos 3 livros principais da Medicina Ayurveda:


*Clicando nos nomes acima você acessa um local confiável para comprar esses livros e começar a estudar o Ayurveda em profundidade.


Agora, se quiser ter acesso ao manual de instruções dessa máquina incrível (chamada corpo humano), considere fazer parte do nosso plano de assinatura anual com conteúdos exclusivos. Lá falamos sobre Ayurveda do básico ao avançado, além das receitas práticas e saborosas, necessidade ou não de suplementação, fitoterapia, estilo de vida e muito mais.


Qualquer que seja o seu objetivo, esse plano se propõe a ajudá-lo a ter uma rotina diária que seja útil e saudável. Que gere uma melhor digestão, um sono restaurador, maior disposição física, uma capacidade mental mais acurada, maior foco e entusiasmo com a vida. Esse é o propósito do Ayurveda. Clique no botão abaixo e inscreva-se agora mesmo:


O Acúmulo de Ama e o Sistema Digestivo (fisiologia da Artrite Reumatoide na visão do Ayurveda)

Conforme o Ama continua no sistema gastrointestinal, ele começa a se acumular no cólon (intestino grosso). Agora, o aspecto interessante é que o cólon, segundo o Ayurveda, possui influência direta sobre tecido ósseo (asthi dhatu). Esses dois têm uma relação única e importantíssima para o Ayurveda. Não é possivel compreender a Artrite Reumatoide na visão do Ayurveda, sem considerar essa associação.


Por exemplo, os minerais que são absorvidos na mucosa do intestino delgado e cólon, como cálcio, magnésio, fosfato e zinco, são depositados no tecido ósseo.


Essa relação entre o cólon e o tecido ósseo se manifesta conforme seguimos a patogênese da artrite reumatoide. Como mencionado, o acúmulo de ama ou esse material tóxico não digerido no cólon, juntamente com o aumento do vata dosha, resulta em problemas que podem afetar diversos locais. O vata tem qualidades como ser seco, leve, áspero, frio, móvel e sutil. Esse aumento da mobilidade carrega Ama na circulação geral, podendo se manifestar ainda como febre reumática e diversas outras doenças.


Para entender mais sobre Vata e os doshas, sugiro a leitura dessas postagens antes de prosseguir para tirar melhor proveito dessas informações:



O Processo Inflamatório e o Movimento do Ama

Os indivíduos com febre reumática podem ter condições como faringite, laringite e, curiosamente, começam a desenvolver dores migratórias, pois o ama se move de uma articulação para outra.


Agora, vejamos o que acontece quando esse ama ou toxicidade viaja pela circulação sanguínea e se deposita no tecido ósseo. Se olharmos a nível celular, esse material alimentar não digerido ou material tóxico começa a cobrir as células individuais. O sistema imunológico vê essas células como substâncias estranhas, estimulando, assim, as células imunológicas a atacarem essas regiões.


A Visão Ocidental da Medicina Alopática e a Supressão Imunológica

Do ponto de vista alopático ocidental, a ênfase está em rastrear como funciona esse sistema em cascata, seja por meio das células T auxiliares que reconhecem ou entram em contato com os antígenos (ou ama para o Ayurveda) e estimulam a proliferação de mais células T, junto com a estimulação das células B, que se diferenciam em células plasmáticas e liberam anticorpos.


Todo esse mecanismo em cascata é tratado com imunossupressores na medicina moderna, uma manobra ousada (porém algumas vezes necessária) para tentar suprimir essa reação imunológica inflamatória.


A Abordagem do Ayurveda das Doenças Reumatológicas

A abordagem do Ayurveda, em vez de focar em suprimir o sistema imunológico, é focar na causa raiz, que é o Agni prejudicado e o desenvolvimento do ama, o material alimentar não digerido que afeta os tecidos corporais.


Alimentação e Jejum Para Reacender o Agni

Portanto, o primeiro passo na perspectiva Ayurvédica é garantir a combinação adequada de alimentos. Começar com uma dieta leve ou jejum é essencial. Uma dieta composta de caldo de arroz, arroz cozido com feijão moyashi e especiarias ou até mesmo uma sopa de lentilhas amarelas com funcho, cominho e coentro ajudará a estimular o agni sem produzir o material tóxico ama.


Especiarias para Estimular o Agni

Você pode considerar o uso de certas especiarias para ajudar a estimular o fogo digestivo, como cominho, noz-moscada, pimenta preta, erva-doce, funcho, cúrcuma e até gengibre. Essas especiarias ajudam a estimular o agni, além de queimar o ama. Isso é conhecido como deepana (estimular o fogo digestivo) e pachana (queimar o ama).


Essas ervas e especiarias são alguns exemplos:


  1. Cominho (Cuminum cyminum),

  2. Erva doce (Pimpinella anisum),

  3. Pippali (Pipper longum),

  4. Gengibre (Zingiber officinale),

  5. Pimenta do reino (Piper nigrum),

  6. Amalaki (Phyllanthus emblica),

  7. Guduchi (Tinospora cordifolia),

  8. Trikatu (mistura de Gengibre, pimenta do reino e pippali),

  9. Açafrão (Curcuma longa),

  10. Ajamoda /sementes de salsão/ aipo (Apium graveolens),

  11. Musta (Cyperus rotundus),

  12. Chitrak (Plumbago zeylanica).



Aplicação de Calor e Ervas Terapêuticas

O Ayurveda também vê a aplicação de calor como uma terapia. Por exemplo, fazer uma pasta com pós secos, como vacha, e aplicá-la nas articulações inflamadas, junto a uma fonte de calor, pode ajudar a trazer o ama de volta para a circulação e dispersar essas toxinas por meio do suor. Nesse post eu falo sobre os diferentes tipos de sauna e quais os melhores.


Você pode também aplicar uma bolsa de água quente sobre articulação após a aplicação do pó de Vacha.


Ervas Ayurvédicas Para o Tratamento

Quanto às ervas para consumo via oral, algumas pessoas se beneficiam de ervas como o Guggul puro, Kaishore Guggul e Maharasnadi Quath. Essas ervas são amargas e têm propriedades anti-inflamatórias e antipiréticas, que ajudam no processo inflamatório e febril associado à artrite reumatoide. Além disso, o uso de ervas pungentes, como trikatu (uma combinação de pimenta preta, pippali e gengibre), ajuda a estimular o agni e a queimar o ama no trato gastrointestinal.


Sugestão de leitura: Dieta Anti-inflamatória.

Terapias de Panchakarma e Basti

Depois que as condições agudas (como ama) são resolvidas, pode-se considerar terapias de Panchakarma realizadas por um praticante Ayurvédico licenciado. Uma dessas terapias é o basti, que é um enema com óleos medicinais ou decocto de plantas medicinais, que ajuda a desintoxicar o cólon.



O Uso de Óleo de Rícino e Vinho Medicinal

Outra prática mencionada é o uso de óleo de rícino com chá de gengibre (ou triphala) antes de dormir. Isso atua como um anti-inflamatório natural, ajudando a controlar o processo inflamatório das células imunológicas.


O Ayurveda também menciona vinhos medicinais, como Dashamula Arishta, que ajudam a equilibrar o vata, especialmente no cólon. Contudo, essa não é uma formulação tão disponível para nós no ocidente. É bem mais fácil encontrar o Dashamula em cápsulas ou na forma de óleo medicado.


Existem ainda outros óleos medicados específicos para Vata e Pitta (dor e vermelhidão articular) e outro para Vata e Kapha (dor e edema articular).


na foto o desenho de uma pessoa em posição de meditação cercada por especiarias, gengibre e outras plantas anti-inflamatórias

Mensagem final

Esta foi uma introdução básica sobre como o Ayurveda aborda a condição autoimune inflamatória da artrite reumatoide. Para um aprofundamento nesse e outros conhecimentos acesse o Universo DRUAH.


Dentro do Universo DRUAH você pode aprender muito mais sobre Pitta, Vata, Kapha e Ayurveda para um estilo de vida saudável. Lá você também aprende sobre as plantas medicinais, meditação e receitas saudáveis.




Contato


Aviso Legal: Este site reflete a opinião dos autores. Este site não pretende fornecer aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico. As informações apresentadas neste site são para fins educacionais apenas, portanto não se destinam a diagnóstico ou tratamento. É responsabilidade do leitor buscar o devido diagnóstico, tratamento e aconselhamento de um profissional de saúde qualificado.


 * Os produtos sugeridos para compra foram criteriosamente selecionados pela equipe DRUAH. Quando você compra por meio de links nesse site, o mesmo pode ganhar comissão sem nenhum custo para você.

コメント


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page