top of page

A relação entre Dosha, Guna, Prakruti e Vikruti.

Conheça os Doshas e os fundamentos para a definição correta da constituição (Prakṛti) e desequilíbrio (Vikṛti).

Começando pelo básico

Para compreender corretamente a diferença entre #Prakṛti e #Vikṛti, precisamos entender o significado da palavra #Dosha e os #Gunas (ou qualidades, características predominantes) em cada em dos 3 doshas do corpo (Vata, Pitta e Kapha) e 2 doshas da mente (Rajas e Tamas).


Dosha é uma palavra do idioma #sânscrito que pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que estiver inserida. A transliteração correta é Doṣa, mas no Brasil utilizamos a transliteração com "sh" pela facilidade de escrita.


Quase ninguém faz a menor ideia de onde clicar no teclado para aparecer um pingo em baixo da letra "s"...


Compreendendo o significado da palavra Dosha

O sentido literal da palavra Dosha é impureza, desequilíbrio, ou seja, algo com uma conotação negativa, desfavorável.


Contudo, o Ayurveda ainda separa os Doshas do corpo (Vata, Pitta e Kapha) e da Mente (Rajas e Tamas) (Veja a diferença nesse vídeo).



O que é desequilíbrio (Vikṛti) no Ayurveda?

Quando estamos nos referindo aos Doshas do corpo, utilizamos o termo Vikṛti. Vikṛti é a modificação do estado original de equilíbrio. De acordo com o Ayurveda existem 62 tipos de Vikṛti diferentes:


  • 25 tipos de aumento (Vṛddhi).

  • 25 tipos de diminuição (Kṣaya).

  • 6 tipos em que:  1 aumenta, o outro diminui e o terceiro está normal (ex. Aumento de Vata, diminuição de Pita com Kapha normal).

  • 6 tipos em que: 1 aumenta e os outros 2 diminuem e vice-versa.


E o tal Dosha da mente?

Já o termo Doshas da Mente (Rajas e Tamas) é usado para caracterizar um estado de desequilíbrio mental. Um desequilíbrio de Rajas faz com que a mente se torne agitada, sem foco, hiperativa, apaixonada, gananciosa e agressiva. Enquanto que o desequilíbrio de Tamas pode se manifestar como apatia, inércia, depressão, anedonia, letargia, falta de amor próprio, auto-mutilação e tendência suicida.


E como é a definição correta da constituição (Prakṛti)?

Quando falamos sobre a caracterização do perfil biológico do indivíduo, ou seja, da natureza individual, daquilo que foi gerado através da união de um óvulo e um espermatozóide, então damos o nome de Prakṛti.


É importante deixar claro que a Prakṛti de uma pessoa nasce com ela e não muda ao longo da vida. Prakṛti talvez seja o equivalente ao nosso DNA, pois podemos mudar a expressão dos genes, mas não o código genético (algo que vem mudando com a tecnologia CRISPR). No entando, não é recomendável que tentemos explicar uma fisiologia escrita há mais de 3 mil anos com os dados e conhecimentos científicos que temos hoje. Seria o mesmo que tentar falar em inglês utilizando palavras em português.


Outro ponto importante que devemos estar atentos é o fato que o Ayurveda divide a Prakṛti da mente e do corpo em conceitos distintos. Vamos explicar detalhadamente cada um deles a partir e agora.


Todas as pessoas possuem #Vata, #Pitta e #Kapha na constituição (Prakṛti), mas em proporções variadas. Existem, portanto, 7 Prakṛti (ou constituições do nosso corpo):


  • Vata, Pitta e Kapha em equilíbrio;

  • Kapha predominando em relação aos demais;

  • Pitta predominando em relação aos demais;

  • Vata predominando em relação aos demais;

  • Pitta e Kapha predominando em relação aos demais;

  • Vata e Kapha predominando em relação aos demais;

  • Pitta e Vata predominando em relação aos demais.


A definição de Vata, Pitta e Kapha é determinada pelas características manifestadas no corpo. Para que você entenda melhor cada um deles eu descrevo, à seguir, cada um desses elementos do corpo humano.


Vata

É constituído, principalmente por ar e éter. Suas características, segundo o livro Aṣṭāṅgahṛdaya de Vāgbhaṭa* são: Rūkṣa (seco), Laghu (leve), Śīta (frio), Khara (áspero), Sūkṣma (sutil), Chala (móvel, movimento semelhante ao do vento).


As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Apresentam tendência a ter uma fome irregular e por vezes imprevisível.


Elas devem ter cautela ao utilizar alimentos ou realizar atividades com as mesmas características da sua constituição, ou seja, alimentos de sabor amargos, adstringente, picante, frios, crus e secos, principalmente.


*Esse livro é a porta de entrada dos Samhitas (livros clássicos de Ayurveda). Geralmente é o mais indicado, mais fácil e resumido para que um iniciante interessado em se aprofundar no Ayurveda possa começar. Ainda não exite uma tradução completa desse livro para a língua portuguesa, por isso, você pode começar pela tradução feita para a língua inglesa, caso tenha facilidade com esse idioma (com certeza será mais fácil do que ir direto aprender o sânscrito). Clique no link abaixo para adquirir seu exemplar:



Pitta

É constituído, principalmente por fogo e água, suas características são Sasneha (um pouco oleoso), Tīkṣṇa (intenso, penetrante, incisivo), Uṣṇa (quente), Laghu (leve), Visra (cheiro desagradável), Sara (fluido/ móvel semelhante ao movimento de água), Drava (líquido).


São pessoas ativas e intensas em tudo o que fazem. Podemos observar essa intensidade na fome, na voz, nos gestos, na marcha e até nos traços do rosto e do corpo de uma pessoa com predomínio dessa constituição. Possuem conformação física mediana. A pele tem a tendência a ser mais quente e oleosa do que a da pessoa com predomínio de Vata, amarelada ou esverdeada.


Os cabelos além de um pouco oleosos, ficam brancos com facilidade.

As pessoas com predominância Pitta devem ter cautela ao utilizar alimentos salgados, ácidos e picantes, para não aumentar ainda mais sua natureza intensa, quente, a fluides e o odor desagradável do corpo, urina, fezes e do hálito.


Kapha

É constituído, principalmente por água e terra. Pessoas com predomínio de Kapha apresentam as seguintes características: Snigdha (oleosidade), Śīta (frio), Guru (pesado), Manda (lento), Ślakṣṇa (suave/ Macio), Mṛtsna (escorregadio), Sthira (estável, fixo).


As pessoas com predominância Kapha costumam ter um porte físico maior, ossos mais largos e serem mais pesadas. A pele e cabelos costumam ser mais oleosos que os da pessoa com predomínio de Pitta. A fome e o apetite geralmente é mais baixo e digerem o alimento lentamente. A temperatura da pele geralmente é mais fria.


Devem ter cautela ao utilizar alimentos excessivamente gordurosos, doces, frios e pesados, como massas com queijo, doces, guloseimas, sorvetes, carnes gordurosas e frituras. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco, problemas respiratórios, além de uma sensação de peso em diversas regiões do corpo.


Gurvādiguṇa

Cada uma das características descritas acima (Guru, manda, Ślakṣṇa, etc.) pertencem a um grupo de 20 qualidades de tudo o que existe em nosso Universo, segundo o sistema de conhecimento do Ayurveda. Essas 20 qualidades recebem o apelido de Gurvādiguṇa, formado pela união de Guru (o primeiro atributo da lista), a palavra "adi" que significa "etc." e Gunas que são as qualidades ou atributos representados por essas palavras.


Esses 20 Gunas são divididos em 10 pares de qualidades apostas:


Uma vez que essas 20 qualidades estão presentes em toda parte no Universo, o Ayurveda utiliza esse conceito para avaliar tanto a constituição de uma pessoa Prakṛti quanto o seu desequilíbrio Vikṛti. Não obstante, essa compreensão é utilizada na classificação de plantas medicinais e dos alimentos que ingerimos, estudo conhecido como Dravyaguṇa Vijñāna.


A constituição mental

Já quando falamos em constituição mental, nos referimos aos Gunas da mente, ou seja, as qualidades da mente. Existem 3 qualidades que a mente pode apresentar:


Sattva

Uma mente com predomínio de Sattva é harmoniosa, dotada de virtude e caráter, tende a buscar a verdade, suporta as dificuldades com resiliência, paciência e tranquilidade. Possui auto-conhecimento, sabedoria e não se deixa dominar pelos apelos do mundo.


Tem uma noção clara de verdade, justiça e dever. Não se corrompe. Não se abala e persiste, mesmo em condições adversas. Não precisa de motivações externas, pois é dotada de um propósito maior em tudo o que faz.


Pelo seu valor intrínseco de plenitude e equilíbrio, não busca aceitação de grupos, apoio ou consolo, pois sequer precisa dessa ajuda. Muitas vezes está presente naquele que lidera e influencia outras pessoas.


Rajas

O estado de uma mente com predomínio de Rajas é intenso, apaixonada e ansioso por mostrar ao mundo o seu valor, suas conquistas, seu propósito, seu intelecto. É dotada de dinamismo, vigor e impetuosidade, por isso algumas vezes pode lhe faltar a sabedoria de uma mente com predomínio de Sattva.


É incansável e capaz de tolerar dores insuportáveis se tiver um propósito claro daquilo que busca. Consegue suportar a frustração se souber que existem mais pessoas enfrentando a mesma dificuldade. Pode aceitar certos desvios morais se isso ajudar a conquistar algo que busca.


Tamas

Já a mente com predominância de Tamas possui um padrão mais lento, com tendência a inércia, inatividade, apego por bens materiais, pessoas, confortos e luxos do mundo. É ávida pelo prazer e tem baixa tolerância à dor e ao desconforto.


São pessoas de certa forma carentes que sempre precisam de ajuda e apoio. Não toleram enfrentar momentos difíceis sem esse suporte.


Baixa motivação, auto-observação, determinação ou resiliência. Tendência a serem medrosas e desistir com facilidade, mesmo com todas as condições sendo muito favoráveis.

Sattva, Rajas e Tamas são gunas da mente.


Conclusão

Assim como Vata, Pitta e Kapha estão presentes no corpo, #Sattva, #Rajas e #Tamas estão presentes na mente em diferentes proporções. Mesmo nascendo com certas tendências inatas, o Ayurveda recomenda que busquemos nos aperfeiçoar e corrigir nossas tendências negativas como apego, avidez, aversão, medo, preguiça, paixão, etc.


Quando utilizamos o termo Guna da mente, estamos nos referindo a uma qualidade em específico. Por exemplo, ao dormir, precisamos do predomínio de Tamas em nossa mente para que o corpo e a mente se aquietem. Já no período de vigília, é necessário o predomínio de Rajas, no sentido de agir e nos movermos, pensarmos, raciocinarmos, etc.


Se conseguimos manter o predomínio de Sattva em nossa mente rendemos mais nos estudos, temos mais fé e coragem diante da vida, persistimos na busca dos nossos sonhos e propósitos mais elevados e espalhamos bondade, amor e fraternidade por onde passamos.


Quer se aprofundar e colocar tudo isso em prática?

Se você gostou desse assunto e quer saber como cuidar melhor da sua saúde através de um estilo de vida saudável, vai adorar nosso plano de assinaturas anual, clique no botão abaixo:


Contato

Comments


Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
bottom of page