top of page

10 atividades profissionais remuneradas para exercer após fazer um curso de terapeuta Ayurveda.

Você começou a fazer um curso de formação de terapêuta Ayurveda, mas ainda não faz ideia de como vai trabalhar com isso profissionalmente? Leia esse post até o final e descubra o mar de possibilidades que estão lhe esperando.

nessa foto vemos o desenho de duas cabeças uma de frente para a outra. uma possui pontos de interrogação sobre a cabeça e a outra lâmpadas acesas

O que há de bom no Ayurveda?

Esse treinamento (Curso de formação de Terapeuta Ayurveda) lhe permitiu conhecer uma outra cultura, completamente diferente da sua e a questão que fica é: como aplicar isso agora em sua vida e contribuir com a sociedade através de uma atividade remunerada que lhe permita conciliar algo que descobriu ser tão importante para você: sua rotina diária (Dinacaryā) /sazonal (Ṛtucaryā).


Em média os cursos de formação de terapeuta Ayurveda tem 2 anos de duração (com aulas práticas e teóricas uma vez por mês) e fornecem um panorama geral desse conhecimento milenar.


É pouco tempo para abordar cada detalhe em profundidade. Costumo dizer que um curso de formação desses é somente o primeiro "gole d'água" nessa fonte de conhecimento que é a filosofia Védica, pois alivia aquela inquietação inicial pela descoberta de algo novo que despertou nossa curiosidade, sem "matar completamente a sede".


Espectro de atividades que um profissional formado em Ayurveda (Terapeuta Ayurveda) pode desbravar

Após mais de 10 anos bebendo o néctar do Ayurveda e convivendo com alunos, professores, médicos e vaidyas (profissional de saúde que fez o curso de bacharelado em Ayurveda) percebi que a área de atuação profissional é bastante ampla e existe um enorme espaço a ser explorado aqui no Brasil. Por isso, decidi escrever esse texto com 10 ideias de atividades remuneradas para pessoas que fizeram um curso de formação em Ayurveda.


Veja em quais delas você se identifica mais e deixe seu comentário no final do texto nos contando sobre sua experiência pessoal com o Ayurveda.

Então vamos lá!

Consultas individuais

1. Consultas individuais: esse é o primeiro e mais óbvio, afinal você fez um curso de terapeuta e agora pode fazer atendimentos individuais, fornecer orientação personalizada sobre o estilo de vida do #Ayurveda, recomendações dietéticas, rotinas diárias e sazonais, tratamentos naturais e práticas para busca do equilíbrios dos Doshas que estiverem em excesso, etc. Pela grande oferta de cursos oferecidos no Brasil, algumas pessoas se perguntam: será que o “mercado” dos terapeutas Ayurvédicos já está saturado? A resposta é: depende. Depende se você for fazer mais do mesmo, se não se especializou em nenhuma das áreas possíveis, se você não gosta de estudar (e permanecer estudando ao longo da vida), se não tiver real interesse pelas pessoas (e pelos problemas delas) será frustrante para você e para seus clientes. Se você já tiver formação em alguma área da saúde poderá integrar os conhecimentos e ajudar seu cliente ainda mais. Até mesmo se você tiver formação de coaching, poderá associar a bagagem que já tem ao conhecimento do Ayurveda e implementar práticas de mudanças positivas na vida diária e ajudar muitas pessoas a alcançarem seus objetivos de saúde/carreira além de bem estar. A grande questão é se você gosta de estudar ou não, porque para lidar com a vida/cuidar da saúde e da doença das pessoas é preciso ter compromisso e responsabilidade. Educação continuada é o mínimo que você deve fazer, caso queira seguir na área de atendimentos/ consultas. Você pode continuar estudando no Brasil, por exemplo fazendo o Curso de Kayachikitsa (Clique no link para acessar o site), ou buscar uma pós graduação na Índia. Pode fazer mentorias e aulas particulares com professores que tenham mais experiência do que você, além de estágios em ambulatórios, hospitais, clínicas, SPAs, etc.


Também pode participar do nosso plano de assinatura com conteúdos exclusivos aprendendo ou mesmo ganhando dinheiro como afiliado ganhando comissão para cada pessoa que se inscrever pelo seu link:

Talvez você queira fazer (ou já esteja fazendo) um curso superior na área da saúde para ter ainda mas ferramentas e integrar esse conhecimento, por exemplo, na área de nutrição, gastronomia, farmácia, medicina, etc. Você só não pode ser ingênuo de achar que irá fazer um curso de 2 anos, criar um perfilzinho mequetrefe no instagram com um post sobre Vata, um sobre Pitta, um sobre Kapha, um sobre os 3 benefícios da cúrcuma e que irá chover de clientes desesperados para consultar com você.


Entenda que levam anos até construir o seu nome e se tornar autoridade no assunto! Não conte apenas com o "boca a boca", ocupe o seu espaço no mercado digital e também mostre sua cara em eventos presenciais. Escreva a sua história pessoal com estratégias realistas e tenha claro em sua mente quais são as metas de curto, médio e longo prazo. Mas não perca a esperança, se concluir que os atendimentos não são para você, ainda existem diversas outras formas de atuar profissionalmente e colocar em prática tudo o que aprendeu durante os anos de curso.

Retiros, cursos e workshops para terapeuta Ayurveda ou público leigo

2. Retiros, cursos e workshops: você pode realizar retiros de bem estar, cursos e workshops para ensinar as pessoas sobre os princípios do Ayurveda e como aplicá-los em suas vidas. Pode incluir tópicos como alimentação saudável, técnicas de meditação e as famosas rotinas matinais/noturnas/sazonais do Ayurveda. Considere fazer, por exemplo, um retiro com os 7 Passos do Shamana/ Śamana (terapia de pacificação dos #Doshas) que inclua Pachana Dravyas (uso de chás para ajudar o corpo a metabolizar Āma/toxinas), Dīpana Dravyas (uso de chás e ervas digestivas), Kṣut/ Kshudha (tolerância à fome/ períodos maiores de jejum), Tṛṣṇā Nigraha (período de sede/ tolerância à sede), Vyayama (atividade física), Atapa Sevana (exposição ao sol) e Maruta Sevana (exposição ao vento/clima/ natureza). Muitas pessoas confundem um retiro Shamana /Śamana (que é composto por esses 7 passos) com Pañcakarma/ Panchakarma (uma conjunto de técnicas do Ayurveda para eliminação dos Doshas: Vamana, Virechana, nasya, basti e raktamokshana). A diferença entre esses 2 programas pode ser inclusive um dos tópicos das aulas ministradas em seu curso/ retiro. Saiba mais sobre Panchakarma lendo esses 2 posts do blog: O que é Panchakarma? O que fazer ANTES de um Panchakarma?

Venda de produtos utilizados pelo Ayurveda

3. Venda de produtos utilizados pelo Ayurveda: há uma grande necessidade de variedade de grãos, plantas medicinais, fórmulas clássicas do Ayurveda, óleos medicados da forma tradicional e até instrumentos para uma clínica/ SPA. Exemplos de grãos que existe grande demanda, mas pouca oferta: mung dal (nada mais é do que o famoso feijão moyashi já descascado). No Brasil, infelizmente, só encontramos para vender ele com casca, como esse.


Se você estuda Ayurveda há algum tempo sabe que o feijão mung/moyashi sem casca é mais fácil de ser digerido e tende a gerar menos gases (desconforto frequente e enfrentado por muitas pessoas). Segundo o Aṣṭāṅgahṛdaya Cap. 8 sutra 42-43, o feijão mung/moyashi (também chamado de Mudga) é um alimento ideal para uso regular, por suas propriedades nutricionais e medicinais.


É um alimento versátil que pode ser utilizado tanto na rotina diária, quanto nos programas de terapias e panchakarma. Se você nunca viu o que é o Mung Dal, veja a foto abaixo:


na foto vemos o feijão moyashi descascado (mung dahl)
Um breve relato pessoal do uso do feijão moyashi sem casca (mung dahl)

Quando morei no Canadá, fiz uso regular desse feijão e percebi "na pele" e no trato digestivo todos os seus benefícios. Lá, por existirem muitos imigrantes indianos, há uma grande variedade de grãos, sementes, especiarias, legumes e vegetais que são importados da Índia para atender a demanda desse público.

Eram vendidos regularmente produtos como grão de bico sem casca, diferentes variedades de arroz, cevada, especiarias como canela verdadeira, folhas de canela, pippali, assa-fétida concentrada, ajowain, caraway, folhas de curry e muito mais.

Encontrei esses produtos não somente em lojas especializadas, mas até mesmo em supermercados convencionais. Lá existe um público que conhece bem esses produtos e quer comprá-los. No Brasil, o papel de quem fez um curso de Terapeuta Ayurveda é divulgar conhecimento sobre esses e outros alimentos de uso frequente no Ayurveda para que cada vez mais pessoas se interessem, experimentem e reconheçam os benefícios desse estilo de vida. Independentemente disso, caso seja sua missão, quem sabe até comece a comercializá-los em uma loja física/ virtual? Imagine o mundo de possibilidades ainda pouco exploradas e que você pode ser o pioneiro nessa empreitada!

Veja algumas outras sugestões:

O feijão Māṣa / Black gram (semelhante ao feijão mung/moyashi, porém a coloração da casca é preta) também é vendido sem casca (chamado Urad Dal) e no Ayurveda é reconhecido por seu poder afrodisíaco, no tratamento de amenorréia e no ganho de massa muscular. Veja a foto do feijão Māṣa abaixo:


na foto vemos o feijão preto chamado masa (black gram)

Além desses, poderíamos ter disponíveis também outras variedades de sorgo/milleto/ painço.


O Ayurveda reconhece cerca de 9 variedades de sorgo/ milleto/ painço que podem ser comercializados.


Como isso ainda é incipiente no Brasil, pode começar trabalhando com importação e distribuição desses produtos para mercados das grandes cidades, lojas on-line e divulgação com influenciadores da área fitness e/ou Ayurveda.


Você pode desenvolver um mix de mung dal, urad dal e lentilha rosa para fazer panqueca (famosa Dosa).


Você pode importar suporte de idli para panela de pressão como esse.


Se não quiser importar esse produto, pode entrar em contato com alguma indústria brasileira para desenvolver um suporte parecido com esse e criar sua própria marca 100% nacional.


E se você nunca comeu Idli, saiba que é uma receita deliciosa de arroz com mung dal ou lentilha (fermentado ou não) e cozido no vapor.


Mais algumas ideias para você que é terapêuta Ayurveda

Outra opção é o desenvolvimento de equipamentos para SPA ou para uso domiciliar. A sauna utilizada no Ayurveda, por exemplo, é muito peculiar, pois mantém a cabeça para fora sem receber calor.


Também pode fazer ou contratar alguém que faça uma maca específica (que poderá ser vendida) chamada Droni que é desenhada e preparada para receber grandes quantidades de óleo, decocto ou leite medicado utilizados frequentemente nos tratamentos.


Talvez você não seja da área de vendas, mas goste de encontrar e reunir pessoas, então pode oferecer eventos como encontros de troca de semente e mudas para divulgar e promover ainda mais esse conhecimento. Pode organizar congressos com palestrantes nacionais e internacionais e cobrar pela inscrição.


Se você é uma pessoa que gosta do contato com a natureza, pode começar sua plantação medicinal em uma área de terra que já possui, montar um viveiro e vender mudas e sementes para outras pessoas que gostam de plantar ou até mesmo criar um modelo de negócio que produza algum ingrediente em larga escala.


Essa vivência e troca de sementes, contato com feiras de produtores locais pode nos proporcionar experiencias ricas e até mesmo descobrir novos nomes/ nomes brasileiros para alimentos que já estavam descritos nos textos clássicos do Ayurveda. Em uma dessas feiras, na Península do Maraú - Bahia, conheci o Feijão-Mangalô (também chamado de Lablab ou orelha de padre, cujo nome científico é Lablab purpureus) e descobri que seu nome dentro do Ayurveda é Śimbī e possui Madhura-kashaya Rasa, Śīta Vīrya, Rūkṣa e Guru gunas.


O milho (e suas diferentes variedades crioulas) é outro alimento extremamente nutritivo e, mesmo não estando presente nos Samhitas (Textos clássicos do Ayurveda), pode ser utilizado como um alimento saudável para uso regular (Pathya Ahara).


Por fim, você pode ainda entrar em contato com empresas para desenvolver uma máquina capaz de polir os grãos como o feijão mung, grão de bico, etc. As possibilidades são praticamente infinitas...


Você já sabe a maioria dos alimentos e plantas medicinais utilizados pelo Ayurveda, portanto use sua criatividade e mãos à obra!


Blog ou vlog sobre Ayurveda

4. Blog ou vlog sobre Ayurveda. Você pode criar um blog (como esse aqui) ou vlog (Conteúdo em vídeo) para compartilhar o que vem estudando e praticando sobre Ayurveda, dicas de saúde, receitas saudáveis ou até mesmo como conseguiu se livrar de algum problema que lhe atormentou durante anos até descobrir essa medicina milenar!


Pode até mesmo documentar a sua jornada de formação de Terapeuta Ayurveda na forma de vídeos ou postagens em um blog.


Com o tempo e engajamento, poderá monetizar seu conteúdo através de publicidade paga, review de produtos, parcerias e links de afiliados, visualizações no seu canal do YouTube ou mesmo venda de um produto seu ou de terceiros.Uma vez que você tenha um site poderá vender tanto produtos físicos como digitais.

Você pode estar se perguntando, "por que eu que já tenho um blog estou incentivando outras pessoas a fazerem a mesma coisa"? Não seria pior ter "mais concorrentes"?

A resposta é simples: quanto mais pessoas estiverem falando sobre Ayurveda, maior será a oferta de mung dal, urad dal, grão de bico sem casca, plantas medicinais como a Amla, guduchi entre outras, óleos medicados variados (de qualidade) e por consequência menor se tornaria o preço desses produtos. Pura e simples Lei da oferta e da procura!


Quanto maior o interesse das pessoas, mais clientes eu atendo no consultório, mais fácil para esses clientes encontrar os produtos ideais para o seu próprio tratamento, mais pessoas lêem e recomendam esse blog, mais parcerias, mais cursos, mais pessoas visitam o canal do YouTube e assistem meus vídeos e tudo aumenta exponencialmente!


Eu sei que algumas pessoas nesse meio "Namastê 🙏 #gratiluz" se sentem o último biscoito Globo da Praia do Botafogo e têm o ego do tamanho do Corcovado, mas ainda assim, acredito que quanto mais pessoas estiverem divulgando esse conhecimento, melhor.


Dentro do Yoga também existem professores que ficaram famosos por se sentirem os únicos portadores da luz e da verdade, os únicos que sabem a "forma correta de se ensinar o Yoga" 🤷🏻‍♂️ mas que, no final das contas, servem de veículo para difusão desse conhecimento. Em última instância, as pessoas são livres para decidir se almejam ou não fazer parte de uma seita sectária, bem como a forma pela qual desejam obter esse conhecimento.


Independente de qual escola de Ayurveda você tenha feito sua formação, divulgue o Ayurveda que tenha a sua cara. Dê o seu toque pessoal ao conhecimento que aprendeu e compartilhe isso. Mesmo que faça vídeos sobre assuntos que outras pessoas já fizeram, pode ser que algumas pessoas gostem do SEU jeito de ensinar e pode ser que a sua experiência ou o seu ponto de vista gere ainda mais emoção e transformação nas pessoas. No final, todo mundo irá ganhar.


Consultorias para restaurantes e empresas

5. Consultorias para restaurantes e empresas. Ofereça serviços de consultoria para restaurantes, empresas de alimentos ou SPAS que queiram incluir uma linha de produtos ou serviços relacionados.


Você pode elaborar um cardápio com receitas típicas do Ayurveda ou adaptações de receitas já conhecidas e usadas pelos brasileiros, uma linha de doces ou sobremesas medicinais, uma fórmula de óleo medicinal exclusiva para um SPA (quem sabe uma para cada Dosha), um treinamento para a equipe que faz massagem, um kit de sopas para servir após os procedimentos ou massagens, produtos de beleza/ skincare Ayurvédicos, etc.


Programas de bem-estar corporativo

6. Programas de bem-estar corporativo: ofereça programas de bem-estar Ayurveda para empresas com meditação, degustação de chás, receitas saudáveis e outras atividades que promovam o equilíbrio e a saúde dos funcionários.


Você pode ainda criar uma estratégia para treinar a equipe de RH a reconhecer os Doshas e alocar melhor o funcionário de acordo com o perfil físico e mental da Prakruti/Vikruti. Por exemplo, o Vata na parte de criação/ inovação/arte/comunicação; o Pitta na liderança, direção, fiscalização, atividades competitivas ou que busquem atingir metas cada vez maiores; o Kapha na resolução de conflitos, segurança, logística e atividades que exijam maior disposição física.


Use a sua criatividade para desenvolver um programa que leve em consideração também como tornar a empresa um local terapêutico para que as pessoas se sintam bem de trabalhar ali e dêem o melhor de si.


Serviços de catering Ayurveda

7. Serviços de catering Ayurveda: se você tiver habilidades culinárias, ofereça serviços de Catering Ayurveda para eventos especiais, festas de aniversário, casamentos, workshops, retiros e celebrações. Crie menus saudáveis e equilibrados de acordo com a estação do ano e o formato do evento.


Serviços de terapia Ayurveda a domicílio

8. Serviços de terapia Ayurveda a domicílio: ofereça sessões de Abhyanga e outras terapias no conforto da casa dos clientes. Isso não precisa se limitar a massagens ou terapias, mas pode inclusive ser proposto um serviço de “Ayurvedic Personal Cook” em que você passa uma semana preparando as 2 refeições principais na casa da pessoa, proporcionando comodidade, saúde e relaxamento aos seus clientes que dispõem de pouco tempo para cozinhar.


Você pode também oferecer um programa de treinamento do (a) chef / cozinheiro/ cozinheira da família para preparar as receitas com um suave toque Ayurvédico!


Programas de emagrecimento e gerenciamento do peso

9. Programas de emagrecimento e gerenciamento do peso. Esse é um tópico normalmente em alta e sempre haverá espaço para uma abordagem que inclua comida deliciosa/ bem temperada, chás, sauna com plantas medicinais, meditação e todos os deliciosos procedimentos do Ayurveda para emagrecer com saúde.


Utilize sua profissão atual e a formação que já tem como catalizador em sua prática como terapêuta Ayurveda

10. Utilize sua profissão atual e a formação que já tem em associação com os conhecimentos do Ayurveda. Por exemplo, se você é arquiteto ou tem formação em design de interiores, pode se especializar em Vāstuśāstra (arquitetura védica). Se fez agronomia ou biologia pode se especializar na parte de plantas medicinais. Para quem fez o curso de farmácia há um vasto campo de conhecimento a ser explorado no Brasil na área de dravyaguna (plantas medicinais) e Bhaisajya Kalpana (preparações medicinais e fórmulas magistrais).


Quem fez faculdade de medicina, pode se especializar/ busca integrar o conhecimento em alguma das grandes áreas do Ayurveda como a psiquiatria (Bhūtavidyā), toxicologia (Agadatantra) , pediatria (Bālacikitsā), ginecologia e obstetrícia (Kaumārabhṛtya), otorrinolaringologia/oftalmologia/ cabeça e pescoço (Śālākyatantra), clínica médica (Kāyacikitsā), cirurgia (Śalyatantra), geriatria e envelhecimento saudável (Rasāyanatantra) e fertilidade (Vājīkaraṇa).


Se você tem alguma formação universitária (qualquer que seja a área, mesmo que não seja da saúde) pode também fazer seu mestrado ou doutorado em algum tema relacionado ao Ayurveda.


Se você gosta de números e tem uma quedinha pela astrologia, irá adorar conhecer o Jyotiṣa (Astrologia Védica). Veja alguns livros sobre esse assunto:



E por falar em Jyotish...

A propósito, outra atividade remunerada que você pode exercer é a confecção de jóias de acordo com o Mapa Astrológico Védico da pessoa (Jyotish). Existe uma forma muito específica para fazer os anéis e colares baseados nessa sabedoria Védica. Você simplesmente não teria concorrentes e poderia inclusive basear suas mídias sociais na difusão desse conhecimento. Ou ainda se você já está trabalhando com Jyotish pode oferecer esse serviço especializado adicional.


Se você possui uma "quedinha" pela tecnologia poderia criar um aplicativo (ou contratar alguém para isso) que use inteligência artificial para montar o mapa astrológico da pessoa e fazer todos os cálculos, bem como a interpretação do Mapa e poderia cobrar por isso. A maioria dos clientes não querem "estudar" o Jyotish, mas buscam entender melhor a própria vida e os acontecimentos, por isso uma interpretação do Mapa seria muito interessante.


Falo isso, pois na Índia isso existem serviços semelhantes que utilizam a programação de um software, mas aqui no Brasil já vi profissionais entregando para a pessoa o "Mapa cru" com poucas explicações e detalhamentos, ou então vendendo um curso para ensinar o cliente a interpretar. O fato é que poucas pessoas querem se dedicar tanto para aprender algo novo, totalmente diferente de tudo o que já viram.


Palavras finais

Espero que esse post tenha sido útil para você e que nesse momento a sua cabeça/coração/alma estejam repletos de ideias para fortalecer sua missão de vida e realizar seu sonho de poder viver disso! Gostaria de saber sua opinião (nos comentários aqui embaixo 👇) sobre essas 10 sugestões que coloquei e como anda a sua vida profissional após fazer o curso de formação de Terapeuta Ayurveda.


Um grande abraço e sucesso em sua jornada!

Se você é terapeuta Ayurveda ou está em formação vai adorar conhecer DRUAH: YouTube: /DRUAH


Clique no botão abaixo para fazer o nosso plano de assinaturas:






* Os produtos sugeridos para compra foram criteriosamente selecionados pela equipe DRUAH. Quando você compra por meio de links nesse site, o mesmo pode ganhar comissão sem nenhum custo para você.

Dr-Alfio-sampieri.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Dr. Alfio Sampieri, meu propósito com esse blog é compartilhar o conhecimento daquilo que é essencial quando falamos de saúde. Por isso apelidei o que faço de Medicina Minimalista. Vivemos em uma era de abundância de conhecimento, contudo ao mesmo tempo somos bombardeados por um excesso de produtos, coisas e informações irrelevantes e por vezes prejudiciais. Assim como você, um dia já me perguntei se aquele suplemento famoso ou medicamento de última geração eram realmente necessários para minha saúde e de meus pacientes. Por isso, meu compromisso é compartilhar tudo o que descobri nesse caminho com verdade e transparência. 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

© DRUAH. Semeando verdades.

bottom of page